• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 22 de agosto de 2015

Acidente com Van de atletas de Paulo Afonso deixa 2 mortos e 15 feridos na PE- 218

O Corpo de Bombeiros, o Samu e a Polícia Militar tiveram muito trabalho na manhã desse sábado (21), diante do gravíssimo acidente ocorrido em um dos trechos da PE-218, há pouco mais de 500 metros da entrada da cidade de Brejão.
O ônibus da Orquestra Super Oara, da cidade de Arcoverde, que retornava de um show na cidade de Aracaju e que seguia para a sua cidade de origem, foi atingindo por uma Van que transportava uma equipe de vôlei da cidade de Paulo Afonso, interior da  Bahia.
O motorista do ônibus, Fábio de Freitas de aproximadamente 50 anos, ficou ferido gravemente nesse acidente. Ele teve cortes nas pernas, além de outro integrante da orquestra que sofreu cortes nos braços. Ambos foram socorridos para um dos hospitais da região.
O Corpo de Bombeiros usou uma serra elétrica para cortar parte da cabine da Van, e só assim conseguirem retirar mais duas pessoas mortas, o motorista José Alcides Lázaro de Almeida 45 anos, condutor da van e um atleta ainda não identificado.
A Van que pertence a uma empresa de turismo da cidade de Paulo Afonso estava transportando aproximadamente 14 pessoas mais o motorista. Segundo informações no local a ultrapassagem mal sucedida pelo motorista da Van, provocou a colisão com uma carreta e um ônibus que seguia sentido a cidade de Garanhuns. Um atleta e o motorista da Van morreram na hora.
A carreta Cegonha que seguia sentido Bom Conselho, foi atingida lateralmente pela Van que foi ultrapassa-la. Com esse toque da Van na Carreta, foi o suficiente para que a Van batesse de frente com um ônibus que seguia sentido Garanhuns. Cerca de 10 ambulâncias do SAMU foram utilizadas para socorrer os feridos.
Galeria foto
Crédito: Reprodução/Whatsapp/Chico sabe tudo

Galeria foto
Créditos: Reprodução/Whatsapp/site chico sabe tudo
Galeria foto



Fonte:Chico sabe tudo

Rio: AGU tem telefones cortados por falta de pagamento

Advocacia-Geral da União tem telefones cortados por falta de pagamento
Problemas atingem sede na Bahia | Foto: Egi Santana / G1/reprodução
Unidades da Advocacia-Geral da União (AGU) no Rio de Janeiro tiveram os telefones cortados durante a semana devido à falta de pagamento. De acordo com a Folha de S. Paulo, problemas financeiros também atrasaram os pagamentos de fornecedores e existe o risco de despejo por atraso no aluguel. 
 Membros da AGU também denunciaram a falta de combustíveis, materiais de escritório, copos plásticos e até papel higiênico. "Várias unidades nossas não têm combustível para as viaturas irem às audiências. Há a ameaça de despejo por falta de pagamento de aluguel em alguns prédios, telefone cortado e condições insalubres com ratos, baratas, morcegos", relatou o presidente da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil. Os problemas, segundo a Unafe, também atingem unidades no Mato Grosso do Sul, no Espírito Santo e na Bahia.Informações do BN.

Desde maio: MEC diz que procura solução para greve nas Federais





A greve dos servidores federais, iniciada em maio de 2015, preocupa muito o Ministério da Educação, principalmente por conta dos alunos que estão sem aulas. Além disso, o cronograma das instituições fica prejudicado durante o processo e acarreta consequências no planejamento acadêmico.

O MEC sempre se colocou à disposição para dialogar com as entidades e instituições federais. A primeira reunião sobre o assunto, com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), aconteceu em julho de 2014. 

De fevereiro de 2014 a agosto de 2015, representantes do ministério se reuniram com a entidade 23 vezes para tratar da agenda de reivindicações. A última reunião aconteceu em 21 de agosto de 2015, para dialogar sobre jornada de trabalho.

Além da Fasubra, o MEC também recebeu o Sindicato Nacional dos Docentes da Instituições de Ensino Superior (Andes) em quatro ocasiões de 2015, de março a julho, além de ter dialogado com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) em três reuniões no mesmo ano, de janeiro a julho.

É importante para o MEC que as entidades sindicais entendam que o diálogo é feito institucionalmente. O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, desde que assumiu a pasta designou membros de sua equipe para acompanhar diariamente as negociações.

O esforço do governo federal tem sido incansável para garantir o diálogo contínuo e a solução para a greve. O MEC e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão têm trabalhado em conjunto para reestabelecer a atividade acadêmica.


Fonte:MEC/ascom

PMDB fará congresso em 15/11 de olho em 2018


 
Foto:reprodução
 
Num instante em que o vice-presidente Michel Temer dá por encerrada sua missão como articulador político do governo, o PMDB marcou para 15 de novembro o congresso partidário no qual se distanciará da aliança política com o PT. A data está impregnada de simbolismos. Festeja-se nesse dia a proclamação da República, que derrubou em 1889 o imperador Pedro II. Foi também num 15 de novembro que Joaquim Barbosa, ainda na pele de relator do mensalão, mandou para a cadeia em 2013 os condenados do mensalão.

Durante o seu Congresso, o PMDB atualizará o estatuto, aprovará um novo programa e formalizará sua decisão de lançar um candidato à Presidência em 2018, quebrando um jejum de eleições presidenciais que já dura 21 anos. “Vamos apresentar a nossa proposta”, diz o ex-ministro Moreira Franco, hoje presidente da Fundação Ulysses Guimarães, que organiza o encontro. “Não dá mais para o PMDB ficar num papel subalterno, resolvendo problemas dos outros. Com nossa experiência acumulada, queremos apresentar um projeto para o Brasil.”

Estima-se que participarão do Congresso algo como 4 mil peemedebistas de todo país. Qualquer um poderá reivindicar a votação de moções. Conforme já noticiado aqui, o presidente do diretório da Bahia, Geddel Vieira Lima, deseja, por exemplo, que o partido se afaste do governo. “Não dá mais para uma banda do PMDB, cujos interesses não coincidem com a vontade das ruas, ficar falando como se fosse o PMDB inteiro. Isso não representa o partido. Falam pelos plenários do PMDB até que eles se rebelem. […] Aguardamos o Congresso do partido.”

Na Câmara, um grupo de dissidentes do PMDB já discute a hipótese de se juntar à oposição num movimento suprapartidário pelo afastamento de Dilma da Presidência da República. Algo que guindaria o vice Michel Temer à poltrona de presidente. Mas os organizadores do Congresso evitam vincular o encontro à agenda dos defensores do impeachment. O blog perguntou a Moreira Franco se a hipotética ascensão de Temer alteraria os planos do PMDB. Ele disse que não costuma raciocinar com base em hipóteses.
Ante a insistência do repórter, Mareira respondeu assim: “Em política só se deve trabalhar com fatos. E o fato hoje é os seguinte: vamos ter eleições municipais no ano que vem e eleição nacional em 2018. E o PMDB trabalha para ter um bom desempenho nessas duas eleições. Ponto. Aí você levanta uma hipótese. O que posso te responder, objetivamente, é que uma coisa como essa [o impeachment e a consequente substituição de Dilma por Temer] teria consequências em toda a vida política do país. Mas não tenho como dizer o que vai acontecer.”

Moreira diz trabalhar com coisas concretas: “Nossa pauta agora é eleição municipal de 2016, a disputa nacional de 2018, o programa, o estatuto, a organização do Congresso e o restabelecimento de canais de comunicação com a militância. Vamos coibir um hábito que está transformando o partido, em muitos lugares, num grande cartório, com comissões Executivas provisórias. Vamos preparar o partido.”

Presidido por Temer, o PMDB enxerga 2016 como um degrau para 2018. Equipa-se para lançar candidatos próprios nas capitais e nas cidades de porte médio. Hoje, o partido governa apenas duas capitais: Rio e Boa Vista. “É pouco para quem quer ter candidatura competitiva à Presidência da República”, raciocina Moreira Franco. “Queremos candidaturas próprias, com a cabeça de chapa do PMDB.”

Indagado sobre a aliança com o PT, Moreira Franco evocou uma resposta de Juscelino Kubitschek a um grupo de repórteres: “Quando foi candidato a presidente, Juscelino deu aos jornalistas que lhe perguntaram se ele aceitava votos de comunistas a seguinte resposta: ‘Eu estou preocupado em saber quem terá o meu voto. Quem vota em mim é porque me considera a melhor alternativa.”

Fonte:Blog de Josias Gomes/reprodução

EI decapita mais um arqueólogo


Arqueólogo decapitado pelo estado islâmico tinha 82 anos -foto;reprodução

É para acabar com a história de todos aqueles que não professam o islã sunita que os extremistas do Estado Islâmico seguem invadindo museus, quebrando obras de arte de valores inestimáveis e ameaçando destruir cidades históricas. Quando se apaga a memória de um povo, destruindo sua produção cultural, praticamente se risca sua existência do mapa.
Os integrantes do Estado Islâmico sabem disso e é por esse motivo que decapitaram na terça-feira 18 Khaled Assad, de 82 anos, um dos principais arqueólogos da cidade histórica síria de Palmira, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O homem, que durante quatro décadas foi o chefe de Antiguidades da cidade, teria se negado a revelar aos radicais a localização dos tesouros arqueológicos de Palmira. Trata-se do décimo quarto funcionário de sítios arqueológicos assassinado pelo EI no país.

fonte;istoé

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Mais desemprego: Hospital das Clínicas vai demitir 450 terceirizados em Salvador


Servidores escutados pela reportagem temem que a qualidade da assistência caia com as substituições - Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE l 17.10.2014
Foto: Joá Souza/atarde/reprodução
 
Até dezembro, cerca de 450 funcionários terceirizados serão demitidos do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas, unidade ligada à Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os trabalhadores serão substituídos por servidores contratados por meio de concurso público federal.

As demissões fazem parte do plano de reestruturação da unidade, encabeçado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão do Ministério da Educação, criado em 2010 para administrar os hospitais universitários federais.

Segundo a assessoria do Hospital das Clínicas, o plano atende à Portaria 208 do Ministério da Educação, que instituiu o dia 31 de dezembro de 2015 como prazo máximo para que todos os vínculos trabalhistas precários sejam extintos.
A determinação surge, segundo nota emitida pela assessoria da unidade, por causa de determinações de órgãos de controle que, "há cerca de uma década, consideram precários vínculos de empregos de fundações que trabalham em hospitais universitários federais".

A sequência de desligamentos, que começou em junho e vai até o final do ano, gerou, este mês, conflitos entre o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Ufba (Assufba) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex).

A entidade privada presta consultoria à universidade e era responsável, até a criação da Ebserh, pela contratação de pessoal para a unidade, entre outras atribuições.
O motivo do desentendimento, segundo A TARDE apurou, foi a tentativa de descumprimento de um acordo que previa a substituição de 80 trabalhadores por mês, até dezembro.

Segundo a técnica de enfermagem Almira Rosário, funcionária do Hupes há 20 anos e diretora da seccional da Assufba na unidade, a fundação solicitou, em agosto, uma lista de 160 nomes a serem desligados, desrespeitando o pacto e os critérios que estabelecem a ordem de demissões - funcionários com mais tempo de serviço e que pedissem para ser demitidos seriam desligados primeiro.
Por causa da movimentação dos trabalhadores, um acordo foi firmado entre Assufba, Fapex e Ebserh, mantendo a distribuição das demissões já previstas.

Assistência

As categorias afetadas, no entanto, se preocupam com a queda no nível de qualidade da assistência na unidade, referência para a população pobre do estado.
Os servidores ouvidos - e que não quiseram ser identificados na reportagem - temem a substituição de profissionais experientes, com até 30 anos de atuação, por trabalhadores que vão estrear no serviço de assistência médico-hospitalar.

Além disso, segundo a sindicalista Almira Rosário, concursados convocados pela Ebserh para substituir os demitidos não têm se apresentado para assumir os postos, o que provoca déficit de pessoal no hospital.
A informação foi confirmada, extraoficialmente, à equipe de A TARDE por fontes diretamente ligadas à direção da unidade médica.

Adaptação
"Já tínhamos um déficit e agora ele tem aumentado a cada mês. Os funcionários que estão chegando não possuem experiência suficiente para manter a qualidade do serviço de assistência que prestamos", afirma Rosário, defendendo que haja um período de adaptação dos profissionais contratados.
A reitoria da Ufba, ao ser contatada, não quis comentar o assunto. A assessoria da universidade alegou que a Ebserh já está habilitada a responder pelo hospital.

A empresa pública também foi procurada e esclareceu, por meio de nota, que "a prestação do serviço de saúde pela unidade não está prejudicada, independentemente do número de profissionais que estão assumindo  postos de trabalho".

De acordo com o comunicado, "todos os novos convocados são acompanhados de forma responsável".
A Ebserh informou, ainda, que, além dos funcionários da Fapex, o Hospital das Clínicas possui servidores da Ufba que acompanham a fase de adaptação. "Estes passam, obrigatoriamente, por período de avaliação, acompanhamento e treinamento", consta na nota. Informações do jornal atardeonline.

Argentina:Presidente Kirchner diz que "conspiração" matou Eduardo Campos

Kirchner defende Dilma em rede nacional e diz que conspiração matou Eduardo Campos
Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR/reprodução
Em um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta quinta-feira (20), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, defendeu a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de uma “conspiração” para retirá-la do poder. “O que está acontecendo em outros países da região, como o Brasil, é o que ocorreu na Argentina. Olhem o que estão fazendo com a Dilma”, afirmou, ao sugerir que os “panelaços”, alguns “setores da imprensa” e da “Justiça” fariam parte de uma conspiração contra a colega brasileira.
De acordo com a BBC, a morte do então presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE), ocorrida num acidente de avião em Santos (SP), em agosto de 2014, possa ter sido fruto dessa mesma conspiração contra a presidente brasileira. Isso porque ele não teria declarado apoio a Dilma ou Aécio no segundo turno das eleições e Marina Silva, que o substituiu na campanha, apoiou o tucano. Já sobre a Copa do Mundo, Cristina disse ainda ter achado “tudo muito estranho, porque de repente os brasileiros, que gostavam de futebol, passaram a criticar (o futebol)”. A presidente argentina afirmou que essa "conspiração" pode ter partido “do Norte”. “As panelas têm marca registrada” de uma agência de investigações “do país do norte que tem interesse na América Latina”, disse, sobre os panelaços contra a colega brasileira.
 
Fonte:BN

Salvador: Abava acusa Detran de cometer irregularidades

A Associação Baiana de Empresas de Vistorias Automotivas (Abava) acusa o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) de cometer irregularidades no credenciamento de terceirizadas e de não realizar fiscalização dos serviços prestados pelas prestadoras de serviço.

Em ofícios datados de fevereiro e agosto deste ano, encaminhados ao diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, obitidos com exclusividade pelo Bocão News, a Abava informa que “inúmeras empresas de vistoria credenciadas realizaram queixa formal” à Associação e “trouxeram elementos probatórios que embasaram a formalização da queixa”.

ABAVA encaminhou ofício alertando irregularidades ao Detran, que não tomou nenhuma providência

Entre as diversas irregularidades apontadas, a Abava acusa empresas de realizarem vistorias de forma “fraudulenta e ilegal”, descumprindo a portaria 387 do Detran e as resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Conforme as normas, os serviços só podem ser realizados dentro do estabelecimento comercial credenciado, visando a segurança e lisura do procedimento, o que evita fraudes, já que a vistoria tem que ser filmada e fotografada.
Uma das empresas denunciadas que não estaria cumprindo o que determina a legislação é a Ivecal Inspeção e Certificação Veicular Automotiva, que funciona na Avenida Barro Reis, em Salvador. No documento assinado pelo presidente Luciano Amparo, a Abav apresenta comprovações de que vistorias foram realizadas fora da sede da Ivecal e, por conta disso, a entidade representativa solicitou o descredenciamento da prestadora do serviço. “Além das ações ilegais, cometidas pela Ivecal, a UGC que serve a essa empresa na conectividade com o Sitema de Controle de Laudos de Vistoria (SCLC) permitiu tal operação fraudulenta, sem nenhum tipo de restrição ou filtro ultrajando o lasto de segurança do sistema, corrompendo a lisura do processo”, informa o ofício.

Abava apresentou ao Detran provas de fraudes e elegalidades, mas empresa continua a operar

Outra irregularidade apontada pela Abava é no credenciamento de empresa de fornecimento de placas e tarjetas na cidade em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O município é reduto eleitoral do diretor do Detran-BA, indicado na cota do PTN, após adesão do partido ao governo Rui Costa (PT). Segundo a denúncia, no último dia 11 de agosto foi publicado no Diário Oficial do Estado o credenciamento da P. A. B. S Comércio de Placas Veicular. O problema é que, desde dezembro do ano passado, uma portaria do órgão suspendeu novos credenciamentos até que uma Comissão Especial, designada para estudo de viabilidade, concluísse o trabalho. A portaria ainda está em vigor porque o colegiado ainda não finalizou os estudos. Além disso, conforme apurou a reportagem, existem centenas de pedidos de credenciamentos protocolados no Detran feitos por empresas mais antigas e com mais tempo no mercado. A  P. A. B. S. foi criada em meados de janeiro deste ano, uma semana antes de Maurício Bacelar tomar posse no Detran. O Bocão News procurou o diretor-geral Maurício Bacelar, mas os telefonemas não foram atendidos. Ninguém da Ivecar foi localizado para falar sobre as irregularidades.

CNPJ comprova que empresa credenciada foi criada este ano imagem:reprodução BN

O Democratas deu entrada no início do mês em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as vistorias periódicas instituídas ilegalmente por resolução dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). O partido sustenta que a obrigatoriedade das vistorias veiculares periódicas foram determinadas inconstitucionalmente pela portaria nº 2045/2007 do Detran-BA. O partido sustenta que legislar sobre o trânsito é competência privativa da União. Este ano as vistorias veiculares sofreu reajuste passando de R$ 35,10 para R$ 80. Na época, o presidente do DEM na Bahia, deputado José Carlos Aleluia afirmou que o Detran estaria “pegando um aliado, montando uma oficina exclusiva e obrigando as pessoas a ir lá todo ano, desperdiçar seu suado dinheiro”.

Fonte;Reportagem reproduzida do  site Bocão News

STF: Vice presidente diz que impeachment não tem cabimento



Vice-presidente do STF, a ministra acha que a proposta de impeachment não tem cabimento. (Foto: Carlos Humberto/STF)
A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, fez um corajoso desabafo, nesta quinta-feira (20), durante palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, ao afirmar que os ‘‘brasileiros de bem’’ precisam ter a mesma ousadia dos ‘‘canalhas’’ para ajudar a tirar o país da crise política, econômica e financeira que enfrenta.
A ministra disse ainda que é contra um processo de impeachment: “Está previsto na Constituição, só que aplica-se em casos de processo de crime de responsabilidade, e não tem nada disso em andamento.”
Para a ministra, “nós, brasileiros, precisamos assumir a ousadia que os canalhas têm, mas ressalvou que o arrojo ‘‘não pode ser de pessoas que não cumprem as leis, que usam o espaço público para interesses particulares’’.
Cármen Lúcia acredita que chegou a hora de a população mudar de postura, passando a reivindicar mais, em vez de só reclamar. “Reclamação nunca levou a lugar algum”, disse ela, lembrando que a Lei da Ficha Limpa, que inviabiliza a candidatura de políticos condenados pela Justiça, nasceu de uma iniciativa popular. Informações do diário do poder.

Irecê: Câmera rejeita título de cidadão a João Gonçalves


João Gonçalves 









Foto:reprodução/facebook

A Câmera Municipal de Irecê em sua sessão de ontem(20) rejeitou a proposta de concessão do título de cidadão ireceense ao pedagogo e editor-chefe do jornal Cultura e Realidade de Irecê João Gonçalves.
Composta por 15 vereadores e para que o proposta do vereador e presidente da casa Luciano Silva  fosse aprovada, era necessário 10 votos(dois terços)o que não aconteceu.

João tem 49 anos e é natural da cidade de Gentio do Ouro e tem um histórico de lutas não só em Irecê, como na microrregião muito grande, e causou  surpresa a sociedade a não aprovação do título, tendo em vista que essa mesma Câmera já aprovou diversos títulos de cidadãos ireceense  a pessoas que estão muito longe de uma efetiva luta e realizações em prol da cidade.  

Através de uma rede social, Gonçalves que esteve presente na sessão de ontem, atribuiu  a negação da concessão do título a articulação política do prefeito Luizinho Sobral(PTN) usando sua bancada na casa legislativa.

Confira a nota de João em uma rede social ontem(20).

"ARTICULAÇÃO POLÍTICA NO STAFF DO PREFEITO LUIZINHO SOBRAL PARA NEGAR TÍTULO DE CIDADÃO IRECEENSE... COMO SE ISSO FOSSE APAGAR NOSSA HISTÓRIA DE LUTAS.

Na manhã desta quinta-feira, o Presidente da Câmara de Vereadores de Irecê, Luciano Pereira da Silva apresentou aos seus pares, proposta de Decreto para conceder à minha pessoa, o título de Cidadão Ireceense. O ato, de cunho eminentemente simbólico, teve oito votos a favor e quatro contra e uma abstenção, que neste caso, tem mesmo valor da negação. Assim sendo, a proposta teve oito votos a favor e cinco contrários. Eram necessários dez (dois terços) do colegiado, para a comenda ser aprovada. 

Estavam na plenária treze vereadores, sendo cinco aliados do prefeito Luizinho Sobral e os oito da oposição. Margarida Cardoso esteve no plenário e saiu e Joilton justificou ausência.


Foi notória a fisionomia do constrangimento esculpido em cada rosto da bancada situacionista: vereadores Hildegar, Leo da Unibel, Paulinho do Destack, Valdereis e Expedito Moreira. Pela postura, não há como negar terem sido estes os votos desfavoráveis. A votação é secreta.

Momentos depois, um dos vereadores da bancada do prefeito teve a honra de procurar-me e pedir desculpas, afirmando categoricamente o seu constrangimento em votar contra a própria vontade, admitindo que a votação da bancada foi orientada pelo staff político do prefeito Luizinho Sobral. Ou seja, como já era notório na plenária, a votação não foi pessoal, mas política.

O resultado, pelas circunstâncias, só engrandece ainda mais a nossa história. Antes, pela nossa postura, fomos claramente perseguidos pelos seus parentes quando no comando da cidade, pondo inclusive asseclas armados na porta da minha casa, quando passaram a patrol na calçada da minha residência, puramente para provocar-me. Depois, como testemunham diversos comerciantes, retaliações a quem anunciasse no Cultura&Realidade e agora, o herdeiro deste espólio articula com os seus súditos a negação de uma simples homenagem de iniciativa do Poder Legislativo.

O resultado não afeta a minha honra nem a minha história e, pelos motivos que movem o gestor nesta ardilosa retaliação, muito me orgulha saber que o combate às injustiças e à malversação, faz de mim persona non grata ao ambiente dos praticantes de atos escusos no exercício da atividade pública, tanto no Executivo, quanto no Legislativo local.

Muito obrigado aos que reconhecem em nossa trajetória a justa fundamentação para tão honrada titulação.
Aqui, na arena da pauta da vida, os títulos dos serviços prestados à nossa comunidade, jamais serão anulados pelos nossos algozes." 

Fonte: facebook/João Gonçalves

Servidores do TJ-BA decidem pela manutenção da greve

Servidores do Judiciário decidem pela manutenção da greve em assembleia
Foto: Reprodução/ Sinpojud/reprodução
Os servidores do Judiciário baiano decidiram pela manutenção da greve em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (21), no Ginásio de Esportes dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador. Há 22 dias em greve, a categoria permanecerá com as atividades suspensas até que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negocie os pontos da pauta de reivindicação dos servidores. 
 
A categoria pede ainda que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vote o projeto de lei de reposição salarial. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), na assembleia também foi aprovada a proposta de que a categoria se mobilize durante as tardes de todas as terças e quartas-feiras, em frente à AL-BA, até que o projeto seja votado.
 
O próximo encontro da categoria está marcado para 4 de setembro, mas pode ser antecipado ou adiado conforme o andamento das negociações.Informações do BN.

Inglaterra: Estudante brasileiro é encontrado morto em Universidade


 Estudante brasileiro é achado morto em universidade da Inglaterra
 Foto:reprodução

O estudante brasileiro Ivson Nunes, de 26 anos, foi encontrado morto no campus da Universidade Lincoln, na Inglaterra. Ele participava do programa Ciência sem Fronteiras e era morador da cidade de Gravatá, em Pernambuco. O corpo do jovem não apresentava sinais de agressão.

Ivson era estudante de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e voltaria ao Brasil em setembro. O Itamaraty informou através de nota que tem mantido contato com a família a fim de prestar toda a assistência consular.

O corpo do estudante foi liberado na manhã de ontem (19) e deve retornar ao Brasil. As causas da morte deverão ser divulgadas em dois meses após o resultado do laudo. Informações do site acorda cidade.
 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Olimpíada de História: Alunos baianos levam medalha de ouro

Olimpíada Nacional de História: alunos baianos levam medalha de ouro
Foto: Acervo pessoal/reprodução
Quais itens deveriam fazer parte de uma lista com características de aluno vencedor da Olimpíada Nacional de História? Acordar às 3h30 da madrugada, na localidade de Gamboa, em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador - não poder tomar o café da manhã para não correr o risco de perder o ônibus escolar que saía às 4h (detalhe que o coletivo frequentemente quebrava e era preciso pagar condução), viajar 109 quilômetros, diariamente, até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) de Valença, no Baixo Sul, e ainda ser discriminado por alguns colegas por morar distante e, por isso, receber um apoio especial de alguns educadores? 
 
Com certeza, muita gente deve ter ficado cansado somente nesta leitura. Não foi o que ocorreu com Elvis Brito, de 19 anos. Medalhista de ouro da última edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, acreditou no sucesso e no incentivo do professor Ricardo Behrens, orientador da equipe “Desbravadores do Equilíbrio” composta por Elvis (aluno do 3° ano de aquicultura), Anderson Loiola e Bruno Conceição (do 4° ano de informática). 
 
Fonte:BN
 

Presidente e ministros já receberam metade do 13º

 
 foto:Lula Marques/PT/reprodução
 
A presidente Dilma Rousseff se recusou a autorizar o pagamento da antecipação de metade do 13º dos aposentadose pensionistas do INSS, a pretexto do ajuste fiscal, mas ela própria e seus ministros já embolsaram o benefício, junto a toda administração pública federal. 

O Portal de Transparência indica que foram depositados R$ 15.467 na conta de Dilma, referentes a metade do seu 13º. A antecipação aos servidores públicos custou R$ 3,4 bilhões, e ninguém se lembrou das dificuldades do "ajuste fiscal".

Temendo o desgaste que essa informação provocaria, Dilma orientou o ministro Joaquim Levy (Fazenda) a tentar fazer esse pagamento até o final de agosto. Levy alegou que não há em caixa os R$ 14 bilhões para fazer face a esse pagamento, mas essa dificuldade nem sequer foi levada em conta, na hora de liberar metade do 13º para Dilma e toda administração federal. Incluindo o próprio Levy, que recebeu o mesmo calor pago a Dilma, isto é, R$ 15.467.

fonte;DIÁRIODOPODER

Ciro Gomes chama Cunha de ‘pilantra de quinta categoria’

De mudança para PDT, Ciro Gomes chama Cunha de ‘pilantra de quinta categoria’
Foto: Reprodução/ Facebook
O ex-ministro Ciro Gomes classificou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), de ser um “pilantra de quinta categoria”. Segundo o blog Congresso em Foco, do UOL, a declaração foi dada na última segunda-feira (17), durante evento que discutia a mudança em massa do grupo do ex-governador cearense do Pros para o PDT. “Não é fácil o trabalhador chegar em casa e ligar a televisão e assistir à novela mal-cheirosa, diária, da ladroeira, que não poupa mais ninguém. Pra bem dizer, o presidente da Câmara Federal do Brasil é um pilantra de quinta categoria que tá aí mandando e desmandando na República”, afirmou Ciro.

Gomes avaliou, ainda, que Dilma tem feito “tudo ao contrário” do que prometeu durante as eleições. De acordo com o blog, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, convidou Ciro para a sigla com a intenção de lança-lo candidato em 2018 ao planalto.


fonte;BN

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Após 2º turno na Câmera, redução da maioridade vai ao Senado

Em tramitação desde 1993, a redução da maioridade penal foi aprovada em segundo turno nesta quarta-feira pela Câmara dos Deputados. Por 320 votos favoráveis a 152 contrários, os parlamentares deram aval ao projeto que pune criminalmente adolescentes a partir de 16 anos em casos de crimes definidos como hediondos (estupro, latrocínio, homicídio qualificado, entre outros) e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto, agora, segue para análise do Senado.

A aprovação da matéria representa uma vitória pessoal para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos principais fiadores da diminuição da idade penal. A proposta de emenda à Constituição (PEC) número 171/93 era uma das bandeiras do peemedebista na campanha pelo comando da Casa.

Durante a votação nesta noite, os deputados mantiveram o texto aprovado na votação em primeiro turno, ocorrida em junho, quando ficou determinada a redução da idade apenas para adolescentes que cometerem crimes graves. Dessa forma, jovens que praticarem tráfico de drogas, roubo qualificado, tortura, lesão corporal grave e terrorismo não serão incluídos no sistema criminal. Para eles, valerá a regra atualmente em vigor, com a previsão de internação por um período máximo de três meses.

O projeto determina os adolescentes enquadrados na nova lei não ficarão presos em cadeias comuns: terão de ser mantidos em unidades ou alas isoladas, sem contato com os menores que cumprem medida socioeducativa.

Deputados do PT, PCdoB, PDT e PSOL se posicionaram contra a PEC, alegando que a proposta é inconstitucional e que não vai colaborar para a ressocialização dos jovens. Os parlamentares favoráveis à emenda rebateram: "É impressionante: o governo vota não, mas não tem nenhum programa de combate ao tráfico, nenhum programa capaz de recuperar os jovens, nenhum programa para nada", disse o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Para o relator da matéria na comissão especial, André Moura (PSC-SE), a rejeição da matéria significaria a certeza da impunidade dos adolescentes que cometem crimes.

Tramitação - A celeridade da tramitação do projeto na Câmara não deve se repetir no Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), já se posicionou contrário à redução da maioridade. Os senadores aprovaram em junho outra proposta sobre o tema, não excludente, que aumenta o tempo de internação dos jovens infratores. O texto aguarda análise dos deputados.

fonte: BN

UFBA: Greve está mantida, decidem professores

Professores decidem, por unanimidade, continuidade da greve na Ufba
Foto: Divulgação/reprodução
A greve na Universidade Federal da Bahia (Ufba) está mantida. Em assembleia, os professores decidiram, nesta quarta-feira (19), pela continuidade da paralisação – que já dura mais de 70 dias. Na assembleia, 141 professores votaram e todos foram favoráveis. Ainda não há data para uma nova assembleia. 
 
Para voltar às aulas, os docentes pedem defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados. 
 
Fonte:BN

Feira: UEFS suspende aulas por conta da paralisação do transporte coletivo




As aulas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram suspensas por conta da paralisação no transporte público urbano do município. A população de Feira (a 109 km de Salvador) está sem ônibus para se locomover na cidade desde o último domingo(16) quando as empresas de transporte recolheram os veículos alegando falta de combustível.
A prefeitura anunciou a contratação emergencial de duas empresas, as mesmas que venceram a licitação feita pelo governo municipal ,mas elas têm sede em São Paulo e precisam trazer os ônibus deste estado para a Bahia.
Além disso, necessitam providenciar estrutura para guardar os veículos e contratar equipe. Com isso, a previsão é que o transporte público só seja regularizado na próxima semana. Informações de atardeonline.

Lula quer Senador Romero Jucá no lugar de Mercadante


Resultado de imagem para senador romero jucá
Sen. Jucá - foto: blog o povo/reprodução
A ideia é do presidente Lula, cujo talento político é reconhecido até pelos inimigos: a reforma ministerial no governo Dilma deve começar pelo ministro mais forte e mais problemático: Aloizio Mercadante (Casa Civil), acusado de sabotar a articulação política do vice Michel Temer. Sua saída significaria abrir as portas ao entendimento com o Congresso. Também é dele a sugestão mais ousada: nomear o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para chefiar a Casa Civil de Dilma.
Romero Jucá foi líder de vários governos, de FHC a Dilma, porque é um aliado leal e capaz de digerir os pratos mais indigestos da política.
Alvo de grosserias de Dilma, Romero apoiou Aécio Neves, em 2014. Mas, dias atrás, Dilma fez questão de prestigiá-lo em seu Estado.
Lula advertiu a Dilma que, com Mercadante, ela não tem chance de garantir os 200 deputados necessários para barrar o impeachment.
A solução de substituir Mercadante por Romero Jucá saiu durante uma conversa de Lula com Renan Calheiros, na semana passada.
fonte:Coluna Claudio Humberto

Governo recua e manterá adiantamento do 13º salário a aposentados


Segundo reportagem publicada hoje(19)pela folha, o governo voltou a atrás da decisão de não realizar o pagamento do adiantamento do 13º dos aposentados e pensionistas da previdência de todo o país.

Com o recuo, a presidente irá analisar alternativas para a realização do pagamento, se em folha Extra ou no mês de setembro próximo. Confira a notícia completa no link abaixo




Fonte:folhaonline

Salvador: Feira oferece franquias a partir de 3.500

 Feira em Salvador oferece franquias a partir de 3.500
 imagem:reprodução

Será realizada nos dias 21 e 23 de agosto, em Salvador, a 22° Franchising Fair, uma Feira Nacional de Franquias. O evento acontece no Shopping Bela Vista.

A Feira traz oportunidades com capital a partir de R$ 3.500, para quem quer iniciar um negócio gastando pouco. Confira abaixo algumas das opções que serão mostradas na Feira que custam menos de 8 mil.

ENCONTRE SUA VIAGEM
Investimento médio inicial: R$ 3.500
Segmento: Turismo e Viagem

FREEWET
Investimento médio inicial: R$ 3.900
Segmento: Limpeza Automotiva

SAN MARTIN
 
Investimento médio inicial: R$ 5.500,00
Segmento: Seguros

JAN-PRO
Investimento médio inicial: R$ 7.500
Segmento: Limpeza Comercial

Fonte:acorda cidade

Eleições 2016: Sen. Pinheiro recusa indicação do PT a prefeitura de Salvador

Pinheiro recusa pré-candidatura à prefeitura de Salvador
Foto: Tiago Melo/ Bahia Notícias/reprodução
 
De saída do PT – mesmo negando quando perguntado – o senador Walter Pinheiro recusou, sem meias palavras, a indicação do PT de Salvador de tê-lo como pré-candidato à prefeitura em 2016. De acordo com o senador, ele está focado no Senado. “Declino da indicação, pois, no momento, minha prioridade é cumprir a missão que a Bahia me deu no Senado”, diz, em nota. Ainda segundo Pinheiro, a notícia foi recebida com surpresa. Apesar de refutar a possibilidade, ele afirma que “a lista apresentada é composta por quadros que representarão muito bem o PT no próximo pleito”.Informações do BN.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Irmãos Gomes vão para o PDT de Carlos Lupi


Foto:reprodução
A iminente mudança dos irmãos Ciro e Cid Gomes do Pros para o PDT, que já havia sido confirmada pelo presidente-dono do PDT, Carlos Lupi, não foi negada pela cúpula do Pros. De acordo com a assessoria nacional do partido, houve algumas reuniões para ouvir os pontos de descontentamento dos irmãos, incluindo maior autonomia do diretório regional e até uma eventual candidatura de Ciro à Presidência da República em 2018.

Apesar de terem as exigências atendidas, os irmãos Gomes permanecem resolutos em deixar o partido, mas a saída é vista com um certo desdém pelo Pros, que confirmou não haver interesse de "atrapalhar" ou "boicotar" a saída. Há um entendimento de que Ciro e Cid estão em busca de "novos projetos".

A perda de força política no Ceará com a saída não é vista como decisiva para os planos do Pros no estado e na região Nordeste. Segundo a assessoria, o "partido continua forte" e vai trabalhar para aumentar a capilaridade com as eleições municipais do ano que vem. Informações do Diário do Poder.

Câmara aprova equiparação da remuneração do FGTS à da caderneta de poupança

 
Após um dia inteiro de cabo-de-guerra entre governo e Câmara, os deputados aprovaram em votação simbólica a equiparação da remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) à da caderneta de poupança. Os dois lados tiveram que ceder e todos os partidos orientaram a favor do projeto intermediário entre os textos defendidos pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o Palácio do Planalto. O texto, que agora segue para o Senado, foi colocado em votação ainda sem consenso. 

O governo conseguiu fazer o relator indicado por Cunha, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ampliar de três para quatro anos o prazo para alterar a remuneração do FGTS. O governo tentou um escalonamento em oito anos. No entanto, pela proposta final, em 2016 a remuneração do FGTS será a Taxa Referencial (TR mais 4% para os novos depósitos, 1 ponto acima da atual correção. Em 2017, sobe para TR mais 4,75%; e em 2018, TR mais 5,5%). A partir de 2019, a remuneração será igual à poupança, hoje em 6,17% mais TR. 

A remuneração dos depósitos antigos permanece em TR mais 3%. “Nossa proposta inicial era garantir a rentabilidade da poupança para 100% das contas. Já que há este debate, estamos garantido um escalonamento da remuneração para os próximos quatro anos”, afirmou Maia. “Não é um acordo em 100%, mas é 80%”, disse o líder do governo, José Guimarães (PT-CE). O líder do governo disse que ainda não há uma definição do Planalto sobre veto ou sanção ao texto. Ele comemorou o fato de não estar em votação a proposta original avalizada por Eduardo Cunha, segundo a qual seria imediata a remuneração de 6,17% mais TR. “Se fosse o projeto original, comprometeria o Minha Casa Minha Vida”, afirmou. 

A proposta de Maia dá ao governo a possibilidade de usar 60% do lucro do FGTS para subsidiar o programa habitacional a partir do ano que vem. Inicialmente, a partir do terceiro ano, o porcentual cairia para 50%, mas o deputado manteve o índice, a pedido do governo. No ano passado, o governo utilizou apenas 40% do lucro. O deputado não incluiu a revisão da taxa de administração de 1% que garantiu à Caixa lucro de R$ 4 bilhões em 2014. O setor da construção civil vai trabalhar para que a proposta seja alterada no Senado. 

Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, o texto aprovado na Câmara é “incompatível” com a realidade dos financiamentos à casa própria que já foram fechados pelos bancos. Isso porque as operações foram contratadas com juros mais baixos porque as instituições financeiras usavam os recursos do FGTS, cuja remuneração é de 3% ao ano mais TR. 

O prazo médio desses empréstimos é de 18 anos. “Como o governo não está com muita força no Congresso, fica mais suscetível a fechar acordos que acabam prejudicando o País”, criticou. Demora Antes da votação, ao comentar a proposta de reajuste do FGTS, Cunha criticou a letargia do governo para apresentar propostas alternativas a temas polêmicos em discussão no Congresso. “O problema é que o governo só resolve discutir o assunto de verdade quando faltam cinco minutos para o time entrar em campo. Nunca discute quando você avisa que o jogo é daqui a dois meses. Eles tendem a empurrar com a barriga”, afirmou o presidente da Câmara. 

Fonte:Estadão

Ensino Superior: MEC autoriza novos cursos para inbterior do Estado na rede privada

por Francis Juliano/reprodução
MEC libera faculdades privadas em Riachão e Vitória da Conquista
Riachão terá curso de Psicologia /Foto: Reprodução/Portal Nossa Rádio
Uma portaria do Ministério da Educação autorizou dois cursos de ensino superior privado no interior baiano. Um de Psicologia, com 160 vagas, em Riachão do Jacuípe, na região da Bacia do Jacuípe; e um curso tecnológico de Radiologia, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, com previsão de 240 vagas. 
Dentre os 88 cursos liberados pelo MEC, outros cinco foram autorizados para funcionar em Salvador: um de Arquitetura, um de Radiologia, um de Engenharia de Controle e Automação, um de Engenharia Mecânica, e outro de Matemática. Juntos, os cursos criam mais 800 vagas na educação superior paga na capital baiana. Um curso teve o funcionamento negado para atuar em Salvador. As autorizações foram publicadas na edição desta terça-feira (18) no Diário Oficial da União. Informações do BN.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EUA: The New York Times diz que não há razões para impeachment de Dilma no Brasil

Em editorial, The New York Times diz que não há razões para impeachment de Dilma no Brasil
Foto: Lula Marques/ Agência PT
 
Um dia após uma série de protestos em todo o Brasil, quando parte dos manifestantes defendiam o impeachment da presidente Dilma Rouseff, o jornal norte-americano The New York Times publicou um editorial em que sugere não haver razões para o impedimento da chefe do Executivo brasileiro. “Apesar das investigações terem criado grandes problemas políticos para Ms. Rousseff e ter levantado questões sobre o período em que ela foi chefe do Conselho de Administração da Petrobras, antes dela ser presidente, ela não fez qualquer esforço para constranger ou influenciar nas investigações.
 
Pelo contrário, ela constantemente tem enfatizado que ninguém está acima da lei, e ainda apoiou a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pelo caso da Petrobras”, escreve a publicação, em postagem divulgada nesta segunda-feira (17) e que deve sair na edição impressa desta terça (18). De acordo com o The New York Times, forçar a saída de Dilma do poder traria sérias ranhuras à democracia, que vive um período pleno nos últimos 30 anos. “Não há dúvidas que os brasileiros vão enfrentar um período problemático e frustrante, porém as coisas vão ficar pior antes de ficarem melhores. (...) Mas a solução não deve ser o término da instituição democrática que garante estabilidade, credibilidade e honesto de um governo”, diz o jornal.
 
Fonte:BN

PF prende líderes de seita que escravizava seguidores em 5 cidades da Bahia


 Polícia Federal

Foto: Polícia Federal desarticula seita religiosa que escravizada fiéis em cidades de Minas Gerais, Bahia e São Paulo(Vagner Rosário/VEJA)

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira uma operação em sedes de uma seita religiosa suspeita de manter fiéis como escravos. Segundo as investigações, o grupo se apropriava do patrimônio dessas pessoas e as obrigava a trabalhar sem remuneração.

Batizada de De volta para Canaã, a operação é realizada em seis cidades de Minas Gerais - Pouso Alegre, Poços de Caldas, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas, Lavras e Carrancas -, cinco cidades da Bahia - Remanso, Morpará, Barra, Ibotirama e Cotegipe - e em São Paulo. Cerca de 190 agentes cumprem seis mandados de prisão temporária, seis de busca e apreensão, 47 de condução coercitiva e setenta de sequestro de bens - imóveis, veículos e dinheiro.

As investigações apontam que integrantes da seita religiosa "Jesus, a verdade que marca" mantinham pessoas sob regime de escravidão nas fazendas onde ocorriam os rituais religiosos. Ao entrarem na seita, os fiéis eram convencidos a doar seus bens para viver em uma comunidade em que "tudo seria de todos", e obrigados a trabalhar sem receber remuneração. De acordo com a polícia, o patrimônio da seita recebido dos fiéis chega a mais de 100 milhões de reais, convertidos em casas luxuosas, fazendas e carros de luxo.

A seita começou a ser investigada em 2010, e, em 2013, a PF delagrou a Operação Canaã - realizou buscas em fazendas, propriedades rurais e empresas. Os envolvidos podem responder pelos crimes de redução de pessoas à condição análoga à de escravo, estelionato, tráfico de pessoas, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte:Veja

domingo, 16 de agosto de 2015

Nas Redes Sociais: Presidente da CUT tem sido alvo de ameaças

por Ricardo Galhardo | Estadão Conteúdo/reprodução
Presidente da Cut diz que tem sido alvo de ameaças nas redes sociais
Foto: Reprodução/ CUT
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner de Freitas, disse que tem sofrido ameaças e perseguição nas redes sociais desde que falou em usar "armas" e se "entrincheirar" para combater a ameaça de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 
Segundo Freitas, as declarações feitas durante encontro da presidente com movimentos sociais terça-feira, no Palácio do Planalto, foram interpretadas de maneira equivocada. "O povo levou de uma maneira completamente equivocada. Isso não tem cabimento", disse o sindicalista. Segundo ele, as palavras foram usadas no sentido figurado e as "armas" as quais se referiu são instrumentos de luta dos trabalhadores como greves e manifestações. Freitas revelou que é alvo de hostilidades na internet, inclusive ameaças de morte, desde terça-feira. "Lamentavelmente isso tem causado uma série de problemas pessoais para mim e para minha família.
Quero denunciar uma série de perseguições nas redes sociais e pessoalmente, uma tentativa de agressão", afirmou o sindicalista durante manifestação em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente a sede do Instituto Lula, neste domingo (16) informações do BN.

Manifestantes protestam no farol da barra em Salvador

Manifestantes se concentram no Farol da Barra em protesto contra o governo Dilma; veja fotos
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias/reprodução
 
Desde as 9h deste domingo (16), cidadãos insatisfeitos com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foram à orla de Salvador manifestar sua insatisfação. O movimento começou fraco, mas por volta de 11h cerca de 4 mil pessoas eram contabilizadas pela Polícia Militar. 
 
Os manifestantes caminharam 700 metros, do Porto ao Farol da Barra, segurando faixas e cartazes que pediam a saída de Dilma do poder e acusavam a culpa do PT em crimes de corrupção. Veja fotos do protesto deste domingo.informações do BN.