terça-feira, 23 de outubro de 2018

Eleições 2018: New York Times diz que Bolsonaro é a 'escolha triste' para democracia

Foto: Reprodução / TV Globo

'Já adverti o garoto', diz Bolsonaro sobre vídeo em que filho fala em fechar STF

foto:reprodução

O jornal americano New York Times tratou do processo eleitoral brasileiro no editorial da edição deste domingo (21) e afirmou que a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) caracteriza "um dia triste para o Brasil". O texto, intitulado de "A Escolha Triste do Brasil" diz que "a desordem e o desapontamento" distraiam os eleitores e faziam com que fossem abertas "as portas para populistas ofensivos, cruéis e teimosos".

O veículo afirma que o "tempestuoso" militar brasileiro tem "visões repulsivas" e, ainda assim, deve sair vencedor contra Fernando Haddad (PT). De acordo com o New York Times, o ex-prefeito de São Paulo "falhou em superar a associação de seu partido com a corrupção e a má gestão" na campanha, apesar da popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, barrado pela Ficha Limpa.

A publicação descreve episódios polêmicos da carreira do presidenciável Jair Bolsonaro, como quando o parlamentar disse preferir ver um filho morto a um filho gay e de quando ele criticou o peso e a preguiça de quilombolas. O editorial fala ainda a respeito da "nostalgia" do militar por "generais e torturadores" que comandaram o país no passado. Mesmo com esse pano de fundo, ressalta o "NYT", as opiniões "grosseiras" do candidato são interpretadas como franqueza, a "carreira obscura" como congressista vira "promessa de outsider" e a proposta de "mão de ferro" é vista como esperança para a crise da segurança pública.


fonte:BN 23/10/18 - 00:40 min.

0 comentários:

Postar um comentário