terça-feira, 7 de junho de 2016

Em Irecê: Gov. Rui assina ordem de serviço para a construção da Policlínica

                                     


















  O gov. durante a coletiva com os radialistas - Foto:Instagram radialista Vitor Souza/reprodução

O governador do Estado Rui Costa(PT) esteve ontem(6) visitando a cidade de Irecê, sede da microrregião  no centro norte do Estado para uma agenda institucional. Com uma agenda apertada devido a compromissos em Salvador, como a posse do Senador licenciado Walter Pinheiro na SEC. Na ocasião Rui assinou a ordem de serviços para construção da 4ª Policlínica, que foi um compromisso de campanha.  O equipamento será administrado por meio de um consórcio de saúde e atenderá  aos 19 municípios da região, com até 18 especialidades médicas, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. O investimento de R$ 19 milhões em obras e equipamentos beneficiará mais de 420 mil pessoas.

O governador explicou como funcionará a gestão do equipamento: “do custeio, 60% será rateado entre os municípios do consórcio e 40% será bancado pelo Estado, para levar saúde para o povo”.


Rui ainda entregou seis viaturas da Polícia Militar, para a cidade de Irecê, Central, João Dourado, Presidente Dutra e Uibaí, e também  tratores agrícolas, com implementos, para fortalecer a agricultura familiar, e inaugurou ao lado do prefeito Luizinho  a nova rotatória na saída para a cidade de Lapão e BRs e BA.  
O governador esteve acompanhado da Senadora Lídice da Mata(PSB) de deputados federais e estaduais votados na região. 

Entrevista Coletiva

Foi a primeira visita de Rui esse ano a cidade e como toda visita de um governador na região, a movimentação foi grande, principalmente em ano eleitoral. 

Após o momento solene para assinatura da ordem de serviços, o governador já no início da tarde, concedeu uma entrevista coletiva a emissoras de rádio da região, onde foi questionado pelos radialistas previamente indicados e respondeu uma série de perguntas, onde destacamos as principais:

Estradas:

Reafirmou da importância da BA- 052(Estrada do Feijão) e prometeu recuperar 100% da malha rodoviária através já de uma iniciativa de um empréstimo junto de  200 milhões de Euros junto ao BIRD, bem  como disse que irá atrás de mais recursos para toda malha rodoviária baiana que precisa ser recuperada em todo o Estado.

Segurança Pública:

Foi questionado pelo radialista Vitor Souza da 101.5 FM sobre a situação da região  sem delegados, presídio recém construído, mas ainda sem inaugurar, e o governador respondeu que nomeou recentemente delegados que estão em fase de exames para assumir as funções e quanto ao presídio que devido a crise econômica, o Estado teve que se adequar a realidade e que espera em breve, assim como o presídio de Barreiras entregar a obra.

O radialista Ricardo Freitas da rádio Cidade AM e 101.5 FM perguntou ao governador sobre a obra do centro de comunicações integrada da PM, localizada no 7º BPM em Irecê que foi desde o mandato do ex- gov. Paulo Souto a obra está paralisada com equipamentos já entregues, no que o governador solicitou um tempo para resposta  por "desconhecer esse fato" e pediu a assessoria para entrar em contato com o secretario Mauricio Barbosa. Antes, do final da entrevista, afirmou que dentro de quatro meses, essa situação estará resolvida.

Pagamentos Terceirizados: 

O governador que o Estado tem atualmente 119 contratos de serviços terceirizados, e esse número tem causado transtornos aos trabalhadores com o descumprimento das obrigações trabalhistas. Por isso, o governo estará reduzindo o número desses contratos visando que as empresas vencedoras da licitação cumpram integralmente com os compromissos assumidos e se resolva um dos problemas que é o atraso de até três meses de salário. 

Na solenidade anteriormente a entrevista, um grupo de merendeiras manifestaram através de cartazes o momento que estão vivenciando com uma empresa terceirizada que presta serviços a SEC. 

Política

Tive o prazer de ter feito uma pergunta  acatada pelo amigo radialista Vitor Souza da FM 101.5 FM, onde o questionamento era o seguinte: Se essa disputa com o prefeito ACM Neto na capital não corre o risco de aumentar a concentração de obas do Estado na capital em detrimento do interior? Por exemplo, fim de semana o Estado entregou a ampliação da Av. Orlando Gomes e Neto inaugurou o novo parque da cidade e tem sido assim. A própria propaganda do Governo traz em suas inserções nas mídias "Essa obra é do Gov. do Estado". 

O governador discorreu que não existe essa disputa e que muitos baianos antes mesmo de estarem no interior passam pela capital e numa cidade de mais de três milhões de habitantes, as obras realizadas pelo Estado gera emprego e renda.

Sucessão em Irecê

Apesar de não ser perguntado sobre apoio a candidaturas na sucessão municipal de 2016 na entrevista coletiva, o governador em seu discurso na solenidade havia  parabenizado o prefeito Luizinho Sobral(PTN) pela gestão realizada na cidade, sendo muito cordial em suas citações ao prefeito de Irecê, e ao nosso ver deu sinais que não vai interferir a favor de candidaturas de partidos aliados como PCdoB,PSB e até mesmo do PT, até porque, o PTN partido do prefeito,também é aliado ao governo do Estado.


0 comentários:

Postar um comentário