quarta-feira, 8 de junho de 2016

Salvador: ACM Neto corre contra tempo para inaugurar obras e acirra embate com Rui Costa

ACM Neto inaugura creche em São Cristóvão -foto:Gilberto Jr./reprodução

Até o fim do mês, o prefeito ACM Neto (DEM) deve inaugurar 197 obras. Depois disso, nova maratona apenas a partir de outubro, com o fim das eleições. O demista corre contra o tempo para apresentar a população o máximo de suas realizações, quase todas são recuperação ou requalificações de equipamentos como escolas, creches, UPAs, praças e vias.
Pela lei eleitoral nº 9.504/97 são consideradas condutas vedadas a agentes públicos inauguração de obras entre outros. A proibição visa dar equanimidade entre os candidatos que disputam as eleições.
Se por um lado Neto consegue comandar as vitrines que vai apresentar em sua campanha à reeleição, pro outro, o governador Rui Costa (PT) também pretende entregar aos candidatos da base obras para que sejam usadas como chamariz.


Rui Costa entrega casas em Alagados -fotos:Gilberto Jr./reprodução
Neste domingo, Rui entregou à população a Avenida Orlando Gomes e o viaduto de integração com a Avenida 29 de Março. Mais uma obra dentro do pacote de mobilidade.
Enquanto ACM Neto terá obras para chamar de sua, um ou mais candidatos à prefeitura de Salvador apoiado por Rui Costa terá de chamar para si obras do Estado feitas na capital.
Durante o primeiro semestre do ano, demista e petista disputaram até espaço na mídia para mostrar quem fazia mais por Salvador. Assinatura de ordem de serviços, inauguração, entrega de obra eram realizados simultaneamente pelos dois gestores, atraindo, desta forma, os holofotes da imprensa.

Além do próprio Neto, que vai se beneficiar das obras que fez, um séquito de vereadores vai comparecer ao lado do demista até o fim do mês. Cada um, claro, querendo tirar proveito eleitoral das obras da prefeitura. Cada um quer uma obra para chamar de ‘minha’, sobretudo em seus redutos eleitorais.
Aliás, o mesmo acontece com os vereadores de partidos da base de Rui Costa, que, aos poucos, foram turbinando as inaugurações feitas pelo governador. Diga-se de passagem o mais assíduo deles é José Trindade (PSL), que tem que cortar um dobrado para tentar se reeleger, já que não contará com a ajuda do irmão Maurício Trindade, que é quem de fato tem votos e vai disputar uma vaga na Câmara no campo adversário.

Para além de 2018, quando Neto e Rui se enfrentarão nas urnas, ambos vão, de certa forma, competir logo mais em outubro. Se não apoiar três chapas, ao menos duas são contabilizadas como certas na tentativa de levar o pleito para o segundo turno e não dar moleza a ACM Neto, cuja popularidade bate  80%, segundo pesquisas internas.
Mesmo sem a certeza de que o PT terá candidato própria, certo é que Rui deve apoiar candidaturas de partidos que gravitam em sua base: PCdoB, PSB e PDT. Isso, claro, se forem confirmadas as candidaturas de Alice Portugal, Lídice da Mata e Sargento Isidório.
Não foram raras as vezes que o trio compareceu ao lado de Rui Costa em inaugurações sobretudo nas entregas de obras de contenção de encosta.
OBRAS PARA O POVO VER 
Rui e Neto competem para ver quem entrega mais encostas. Há competição também quando o quesito é entretenimento. Neto inaugurou na semana passada o Parque da Cidade. Há duas semanas, Rui devolveu à população a Concha Acústica.
E se um bom governo se notabiliza pelas melhorias conseguidas em áreas como a saúde e educação, é bem verdade que para se manter no poder ele precisa de obras vistosas, que geralmente gera impacto na população. Nessa perspectiva, no quesito mobilidade, enquanto Rui Costa comemora ter colocado, finalmente, o metrô nos trilhos e inaugura viadutos e vias, Neto entregou a ligação Cajazeiras V a X. Mas diz que tem como grande obra viária a ligação Cajazeiras/Valéria/BR-324, cujo custo da obra está em R$ 60 milhões.
Fonte:Bocão News/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário