quinta-feira, 4 de abril de 2019

Opinião: Previdência, o “cabrito” de Bolsonaro

Mas ele respondeu ao seu pai: “Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos”. (Evangelho Lucas 15:29 NVI). Assim diz o versículo bíblico sobre o comportamento adotado pelo filho mais velho na parábola do filho pródigo, relatado por Jesus em seu evangelho.

No Brasil após a assunção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no planalto, temos a impressão de que o governo assume até aqui o mesmo “comportamento do filho mais velho”. Ou seja, foi eleito democraticamente, tem os mecanismos de fazer uma gestão de diálogo, propositiva e diferenciada com a sociedade, mas que está preso exclusivamente ao seu “cabrito” (a reforma da previdência). Proposta que está encontrando forte resistência, tendo em vista que ela é mais perversa para a classe trabalhadora e demais setores da sociedade do que a enviada pelo ex-presidente Michel Temer ao congresso. 

Passados três meses de gestão, nenhuma proposição para o combate ao desemprego, para a área educacional da mesma forma, pelo contrário, nenhuma equipe se conseguiu montar no MEC, como também nenhuma sinalização da retomada das obras da união em todo o país. 

É fato que os governos petistas pecaram em não propor uma reforma quando tinham condições e uma base forte no congresso ao longo dos 13 anos de mandato, mas o que Bolsonaro propõe com essa reforma é como se todos os problemas econômicos e sociais do país fossem resolvidos com essa aprovação pelo congresso.

Na última quarta-feira(3) o ministro  da economia Paulo Guedes, esteve na CCJ - Comissão Constituição e Justiça da Câmera para falar da reforma.  Explicou, debateu, brigou com parlamentares, tendo a sessão encerrada antes do prazo, em  mais uma demonstração da fraca coordenação política, somando-se ao despreparo do seu líder maior. 

Assim como o presidente americano Trump faz da construção do muro na fronteira com o México, seu "cabrito", também o nosso presidente tem agido no Brasil com a previdência.





Jorge Luiz
Pedagogo pela UNEB -Irecê
Criador e mantenedor do Blog Fique Informado 
Irecê -Bahia

0 comentários:

Postar um comentário