sexta-feira, 10 de maio de 2013

Salvador: Trabalhadores passam mal por conta de um forte cheiro, empresa diz que problema é da Fonte Nova

                                                    Uma senhora foi socorrida pelo SAMU - foto:reprodução
Pelo menos 40 trabalhadores de uma empresa de telemarketing no bairro de Nazaré foram atendidos depois de passarem mal por conta de um forte cheiro na noite desta quinta-feira (9). A suspeita inicial era de que um vazamento de gás, mas isso não foi confirmado até o momento. A empresa Contax informou em nota que não há nenhum vazamento no local e que o problema é por conta da aplicação de um produto nas obras da Arena Fonte Nova.
Segundo informações da Central de Polícia, a ocorrência foi registrada pouco antes das 18h, com pessoas relatando um forte cheiro de querosene. Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram para o local.
De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barbalho), que foi ao local, muitas pessoas passaram mal.  Uma testemunha informou que algumas pessoas desmaiaram com o forte cheiro. "Já tem duas horas isso e a Samu só chegou agora (por volta das 18h30). Tem muitas pessoas desmaiadas e até os moradores da região começam a sentir", diz a testemunha, que está no local e prefere não se identificar. Segundo ela, pelo menos 15 pessoas ficaram caídas passando mal. A empresa não teria permitido, no início, a saída dos funcionários. A imprensa não pode entrar no local.
Das 40 pessoas que passaram mal, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 30 foram socorridas para o Hospital Geral do Estado (HGE) e para dois centros de saúde - o 5º e o 16º. As demais foram atendidas no local pelas ambulâncias do Samu - dez foram até lá atender à ocorrência.

Em nota, a Contax informou que não há vazamento de gás ou qualquer produto no prédio da empresa e que os funcionários passaram mal por conta da aplicação do produto Emulsão CN30 para asfaltamento do estacionamento da Arena Fonte Nova - o estádio fica em frente ao edifício da empresa. "O odor sentido pelos colaboradores foi provocado por fatores externos às instalações da empresa", diz o texto.
O problema começou a ser registrado na noite de ontem, segundo funcionários. A empresa confirma isso e diz que ontem mesmo os Bombeiros foram chamados por conta do ocorrido. O prédio também sofreu uma queda de luz ontem. "Os funcionários que passaram mal foram atendidos pelas ambulâncias da Samu. Não há registros de pessoas internadas em unidades hospitalares". 

Como o problema continuou hoje, a Cotax informou que resolver interromper as atividades no prédio, que foi evacuado. Na nota, a empresa "reforça sua preocupação com o bem estar de seus colaboradores".
Em nota, a Fonte Nova Negociações e Participações (FNP) informou que "o serviço de asfaltamento realizado na sua área interna de estacionamento não está a cargo da FNP e que faz parte das obras de estruturas temporárias para atender às solicitações da Fifa". Procurada, a Conder confirmou que é responsável pela obra. O órgão informou que vai apurar a denúncia, mas segundo a assessoria é possível, como a área tem muitas correntes de vento, que algum produto tenha invadido uma tubulação de ar da empresa. O fato ainda está sendo analisado. 

O Corpo de Bombeiros informou que ainda não é possível identificar a substância que está causando o forte cheiro e nem a origem - só é possível confirmar que vem de baixo do nível da empresa. Somente funcionários da Contax sentiram o cheiro tão fortemente e passaram mal. Uma perícia será realizada para encontrar a origem do problema.

Pessoas se protegem contra o forte cheiro sentido na região desde quarta - foto:reprodução

Fonte: CorreiodaBahia * Com informações do repórter Alexandro Mota

0 comentários:

Postar um comentário