segunda-feira, 4 de março de 2019

OAB critica PL de Ângelo Coronel para acabar com cotas para mulheres na política


OAB critica PL de Angelo Coronel para acabar com cotas para mulheres na política
foto:reprodução BN


O Conselho Federal da OAB e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) repudiram o projeto de Lei de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA) que pretende revogar a cota mínima de 30% de candidatas mulheres nas eleições para cargos proporcionais.

O projeto do senador baiano, que foi lido na sessão plenária na terça-feira (26) e começou a tramitar na casa, tenta extinguir o § 3º do Art. 10 da Lei 9.504/97, que determina a cota de gênero de pelo menos 30% das vagas para candidaturas de cada sexo, o que garante pelo menos 30% de mulheres entre as candidatas nas eleições. 

Para a OAB e o IAB a cota de gênero nas eleições significa a consolidação de um avanço civilizatório necessário e o aprimoramento do regime democrático brasileiro.

A OAB e IAB repudiam a proposta, pois as cotas, segundo afirmam, “já demonstrou a sua efetividade e importância”. “O resultado das eleições de 2018 corrobora a eficácia da ação afirmativa, pois de um total de 193 países monitorados pela Inter- Parliamentary Union, o Brasil saiu da 153ª posição de 2014 para a 132ª colocação no ranking mundial de representação feminina no parlamento.

A representatividade das parlamentares passou para 15% da Câmara dos Deputados e 16,04% do Senado Federal, superando os indicadores das eleições de 2014 (9,9% da Câmara dos Deputados; e 14,8% do Senado Federal)”, diz a nota.

fonte:BN c/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário