terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

No Chile: Sebastián Piñera, ex-presidente, morre em acidente de helicóptero

 


Sebastián Piñera

Sebastián Piñera (Foto: Reuters)


247 - O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, faleceu nesta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero no país, informou o jornal argentino Clarín, citando fontes de Santiago. 

Segundo o jornal espanhol "ABC", o helicóptero teve um acidente devido a condições ruins de tempo. O acidente aconteceu em Lago Ranco, na região central do Chile. 

O vídeo que mostra o helicóptero sobrevoando o lago pouco antes de cair indica que Piñera, pelas manobras, teria tentado evitar o pior. A autenticidade das imagens foi confirmada pelo jornal argentino Clarín. 


Lula presta condolências 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte de Sebastián Piñera através das redes sociais. 

"Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda". 

Quem foi Sebastián Piñera

Sebastián Piñera tinha 74 anos de uma vida muito bem vivida, com uma fortuna avaliada em R$ 15,4 bilhões de reais (2,8 bilhões de dólares), segundo dados de 2021 da Revista Forbes. Empresário e político, chegou a ocupar por duas vezes a presidência do Chile, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Entre os dois mandatos foi o primeiro presidente ‘pro tempore’ da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos) e, após seu último mandato, foi presidente ‘pro tempore’ da Prosul (Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul), cargo que ocupava até o óbito.

Formado em economia em 1971 pela Universidade Católica do Chile,o magnata foi professor de “economia política” até 1988. Em 1989 entrou para a política e foi o chefe de campanha de Hernán Buchi, ex-ministro das finanças do ditador Augusto Pinochet. Seu primeiro cargo viria logo em seguida. Foi uma cadeira no Senado do Chile, ocupada entre 1990 e 1998. Antes disso, se dedicava aos negócios.

Foi dono da Chilevisón, a terceira rede de televisão mais antiga do país, entre 2005 e 2010. No mesmo período foi dono de 26% da Lan Airlines e manteve participação acionária em uma série de empresas. Entre elas a ABSA, de logística, com sede em Campinas, no interior de São Paulo. Ainda nesse sentido foi dono de 13,77% da Sociedad Blanco y Negro, a controladora do Colo-Colo, clube de futebol mais popular do Chile. Ele vendeu suas participações em 2010, logo que foi eleito presidente.


Fonte:Brasil 247 e Revista Fórum 06/02/2024


0 comentários:

Postar um comentário