quarta-feira, 7 de junho de 2023

Salvador: Capital registrou acumulado de 80mm de precipitação em 24h

 

                                            foto: reprodução/G1 Bahia

A chuva que começou na madrugada e seguiu no início da manhã desta quarta-feira (7) em Salvador fez a capital chegar a um acumulado de 80mm de precipitação em 24h, de acordo com a Defesa Civil (Codesal). Em alguns pontos, houve registro de 40mm em apenas uma hora. Os picos de chuva resultaram em uma manhã de ocorrências, congestionamentos no trânsito e ruas alagadas em diferentes pontos da cidade.

Segundo o boletim da Codesal, houve ao menos 37 deslizamentos de terra. Na Av. Gal Costa, por exemplo, a lama invadiu a pista e atrasou o trajeto no sentido BR-324. Na Rua Nilo Peçanha, na Baixa do Fiscal, de acordo com informações da Transalvador, o trânsito de veículos ficou parado nos dois sentidos pouco antes das 7h. Tanto é que um veículo chegou a ficar debaixo d'água.

 A motorista que quase ficou presa no veículo no meio do alagamento conversou com a reportagem. "Vim sentido Largo do Tanque, mas lá atrás tinha água e o carro passava. Quando chegou nesse ponto, o carro desceu e alagou tudo. Eu fiquei desesperada, tive que deixar o carro porque parecia que ia cobrir tudo e saí com a água na cintura", fala sem se identificar. Na mesma via, outros motoristas chegaram a perder placas ao tentar passar na água.

Jailson Batista, 45 anos, é borracheiro e mora na Baixa do Fiscal. Ele ajudou a motorista deixar o veículo e explica que o problema de alagamento na rua é constante. "Eu que tirei ela de lá de dentro. O carro ficou igual a uma canoa, boiando. [Aqui] não tem salvação. Caiu água aí, já era. Dizem que isso aqui está de muitos anos e quando a maré está cheia, não dá vazão e enche assim", afirma o borracheiro.

A Transalvador apontou também o Largo da Calçada como uma área com transtornos. Na Rua Fernando Vieira, que dá acesso ao atacadista Assaí da Calçada, os carros formaram fila para não enfrentar o alagamento e acabar ilhados na água. o motorista José Nery, 55, foi um dos que preferiram esperar. "Em 2019, o motor desse carro já foi aberto por causa de água mesmo, e eu não quero que aconteça de novo. Fique 40 minutos esperando", diz.

As avenidas Bonocô e Paralela nos dois sentidos, a Trobogy no sentido Av. Mário Sérgio e o Largo de Roma foram outros pontos que apresentaram lentidão e engarrafamento ao longo do manhã, de acordo com a Transalvador.


Fonte: Correio da Bahia - 07/06/2023


 

0 comentários:

Postar um comentário