segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Brasil: Hillary Clinton vê país com papel importante na luta contra o preconceito

Hillary compareceu na posse de Dilma-Foto:Jonne Roriz/AE

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, exaltou o Brasil como um potencial agente para combater o preconceito e disse que a ideia de ter uma mulher na presidência do Brasil lhe "agrada muito".

Hillary compareceu à posse de Dilma Rousseff como presidente e falou ao Estado sobre o fato de que uma presidente mulher e uma primeira-dama 42 anos mais jovem que seu marido (o vice Michel Temer e sua esposa Marcela) poderiam aumentar o coro na luta contra preconceitos.

"Queremos que o Brasil nos ajude a evitar barbaridades em relação aos preconceitos que acontecem no Oriente Médio, por exemplo. Na Uganda tem um projeto de lei que pode levar o homossexualismo à pena de morte", comentou a americana, que é conhecida pela luta para a igualdade de sexos.

Sobre a ideia de ter uma mulher como presidente, Hillary disse que é algo "agradável". "Essa ideia realmente me agrada muito. Fico feliz não só pelo país de vocês, mas pela mensagem que passa ao resto do mundo. O Brasil é um dos maiores países a ter uma mulher no comando", afirmou.

No mesmo dia em que falou ao Estado, Hillary ainda cumprimentou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O venezuelano é uma das vozes mais críticas aos EUA e à política externa americana. Os dois, porém, trocaram sorrisos. Republicado do Estadão online.


0 comentários:

Postar um comentário