quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mundo: Criador do WikiLeaks é advertido por autoridades britânicas

Foto:Kirsty Wigglesworth/AP - 17.dez.10

A polícia britânica fez uma advertência verbal ao fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, por ter se apresentado fora do horário combinado às autoridades durante sua liberdade condicional, informa a rede americana CNN.

Segundo a fonte ouvida pela CNN, Assange "foi lembrado que poderia ser preso se isso acontecer de novo".

Assange passou nove dias sob custódia na prisão de Wandsworth, em Londres (Reino Unido), acusado sob suspeita de crimes sexuais na Suécia. Ele recebeu liberdade condicional após pagar uma fiança de 200 mil libras (cerca de R$ 530 mil). Uma das regras da liberdade condicional é que ele se apresente diariamente à polícia.

Ele nega todas as acusações e alega que o caso é apenas uma estratégia para desmerecer as revelações feitas por seu site. O Wikileaks é um site conhecido por divulgar documentos sigilosos. Embora no ar há alguns anos, ele ganhou destaque internacional neste ano, ao levar a público 77 mil documentos da inteligência americana sobre o Iraque e, nas últimas semanas, mais de 250 mil telegramas secretos do Departamento de Estado dos EUA com os bastidores da diplomacia americana.

A divulgação desses documentos diplomáticos enfureceram os EUA e criaram uma saia-justa para a diplomacia internacional. Informações da folhaonline.

0 comentários:

Postar um comentário