quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Focos de incêndios florestal em Ibicoara e Vale do Capão preocupam moradores

foto5
O fogo consumiu área da Serra da Águia em Ibicoara e assustou moradores da região | FOTOS: Tayne Luz/reprodução |
Os focos de incêndio florestal que atingiram os municípios de Palmeiras e Ibicoara, na Chapada Diamantina, esta semana, estão controlados, porém ainda não foram extintos. O Jornal da Chapada entrou em contato com a equipe do Instituto Chico Mendes de Biologia (ICMBio), que administra o Parque Nacional na Chapada Diamantina (PNCD), na manhã desta quarta-feira (11), e foi informado sobre a situação atual do combate ao fogo na região do Morro Branco, no Vale do Capão (Palmeiras).
Segundo o chefe interino do parque, Cézar Gonçalves, o foco tem voltado recorrentemente, processo que é chamado de reignição. “Ontem [10], foi feito um trabalho de controle do incêndio e ele foi controlado. Mas subiu uma nova equipe hoje [11] para manter sob o controle, evitar que ele avance e tentar extingui-lo. O fogo tem vários processos, um deles é controlar, mas ele não está extinto, ele está lá e pode voltar e se tornar um problema de novo”, explica Gonçalves.
No momento, 10 brigadistas contratados pelo ICMBio e um grupo de brigadistas da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) e voluntários fazem o rescaldo na área do Morro Branco, onde possíveis focos de novos incêndios são investigados e combatidos. “Enquanto o fogo não for extinto, nós vamos manter a situação de alerta e vamos monitorando os focos”, garante Cézar. Ele ainda informa que o fogo não atingiu nenhuma área que seja objeto de visitação. “Naquela região só existe a trilha da Fumaça, que está muito longe da área atingida”.
Fonte:Jornal da Chapada/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário