sexta-feira, 22 de maio de 2015

Governo corta 9,4 bilhões do orçamento do MEC


                                                     O corte total foi de R$ 69,9 bilhões de reais foto:reprodução
 
Será de 69,9 bilhões de reais o corte promovido pelo governo no Orçamento de 2015. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pelo Ministério do Planejamento. Agora, o valor total previsto para gastos do ano é de 1,37 trilhão de reais.

Nenhum ministério foi poupado do corte. O contingenciamento atinge 25,7 bilhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento e 21,4 bilhões das emendas parlamentares.

O planejamento prioriza projetos estruturantes e em fase de conclusão, de acordo com o governo. A economia também afetará os contratos de custeio, como limpeza, segurança e passagens aéreas.
O resultado primário segue projetado para 55,2 bilhões de reais. O governo calcula uma ret4ação de 1,2% no PIB em 2015.

O bloqueio é inédito na gestão do PT. Em 2014, o contingenciamento foi de 44 bilhões de reais. Diferentemente do que ocorreu nos outros anos do governo Dilma, os programas sociais e as áreas consideradas prioritárias também foram diretamente afetados pelo congelamento de recursos.

O Ministério da Educação sofreu um corte de 9,4 bilhões de reais. A Saúde perdeu 11, 7 bilhões. Em valores absolutos, o ministério mais afetado foi o das Cidades, que perdeu 17,2 bilhões.

Fonte:Veja 

0 comentários:

Postar um comentário