quinta-feira, 11 de abril de 2019

Quem é Julian Assange, preso em Londres na embaixada do Equador


O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, é visto em uma van da polícia depois de ser preso pela polícia britânica, em Londres – 11/04/2019
© Hannah McKay O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, é visto em uma van da polícia depois de ser preso pela polícia britânica, em Londres – 11/04/2019
A polícia britânica prendeu nesta quinta-feira o fundador do site de vazamentos de dados sigilosos Wikileaks, Julian Assange, em um novo capítulo da história do ativista que ajudou a revelar uma face sangrenta da atuação dos Estados Unidos no Afeganistão e no Iraque - onde soldados americanos são acusados de atacar e matar homens, mulheres e crianças que não tinham relação direta com os conflitos.
Assange foi preso na embaixada do Equador em Londres, onde estava exilado havia sete anos.
A prisão não estaria relacionada aos vazamentos, mas à acusações de abuso sexual feitas por duas mulheres contra ele na Suécia - casos que ele havia colocado como possíveis investidas dos EUA em uma suposta campanha de "caça às bruxas" contra o Wikileaks.
O ativista havia se refugiado na embaixada para evitar a extradição para a Suécia ou, ainda, para os Estados Unidos, mas acabou surpreendido com a retirada do asilo.
A Polícia Metropolitana disse que ele foi preso por não se render à justiça.

"Violações"

O presidente do Equador, Lenin Moreno, disse que retirou o asilo de Assange depois de ele ter violado regras internacionais por diversas vezes.
O WikiLeaks, por sua vez, tuitou que o governo do Equador agiu ilegalmente ao encerrar o asilo político de Assange "em violação do direito internacional".
O secretário de Estado para Assuntos Internos do Reino Unido, Sajid Javid, confirmou, também via Twitter, a prisão de Assange: "Posso confirmar que Julian Assange está agora sob custódia da polícia e vai responder à Justiça no Reino Unido. Gostaria de agradecer ao Equador por sua cooperação e à polícia por seu profissionalismo. Ninguém está acima da lei."
Assange tem 47 anos e havia se recusado a deixar a embaixada, alegando que seria extraditado para os Estados Unidos para interrogatório sobre as atividades do WikiLeaks.
fonte:BBCNews 11/04/19 -15:29min.

0 comentários:

Postar um comentário