sexta-feira, 12 de abril de 2019

Previdência: Se BPC e capitalização ficarem fora, economia cairá pela metade, diz Mourão

Mourão defende a manutenção da proposta do BPC onde o valor sairia de 1 SM para R$ 400  -foto:reprodução
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse que caso as propostas relativas à capitalização, ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) e à aposentadoria rural sejam retiradas da reforma da Previdência, a economia com as mudanças em dez anos podem cair de 1 trilhão de reais para 500 bilhões de reais.
“Na minha visão, são temas que não deveriam cair, mas pelo que eu tenho visto, são coisas que não estão sendo bem digeridas pelo Congresso. Se esses temas forem expurgados da reforma, a economia cai para um número na casa dos 500, 600 bilhões de reais”, afirmou em entrevista à Rádio CBN nesta sexta-feira, 12.
Na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o governo propõe que trabalhador do campo poderá se aposentar aos 60 anos de idade e 20 anos de contribuição. 
Hoje, a idade é de 60 para homens e 55 para mulheres, com 15 anos de trabalho. Será necessário pagar 600 reais ao ano para a Previdência. Atualmente, não há essa exigência. 
Já o BPC, que hoje paga um salário mínimo (998 reais) a idosos de baixa renda a partir dos 65 anos, seria alterado: o benefício partiria de 400 reais para pessoas a partir dos 60 anos. O salário mínimo só seria pago a partir dos 70 anos. 
Já a capitalização é o regime em que o trabalhador faz uma poupança própria para bancar sua própria aposentadoria, que está prevista para quem entrar no mercado de trabalho depois da aprovação da PEC. Hoje, o regime é de repartição simples: o recolhimento para quem está na ativa custeia os benefícios de quem já está aposentado.
fonte:Veja.com c/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário