O ator, que nasceu na Áustria, mas se naturalizou norte-americano em 1983, comparou a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump, na quarta-feira (6), à Noite dos Cristais, um dos episódios mais trágicos do nazismo.
Em 1938, aproximadamente 100 judeus foram assassinados, mais de mil sinagogas foram destruídas e milhares de casas e comércios judeus foram destruídos na Alemanha, na Áustria e na antiga Tchecolosváquia. Trinta mil judeus foram presos e encaminhados aos campos de concentração.
“A quarta-feira foi a Noite dos Cristais aqui nos Estados Unidos. Os vidros quebrados foram os da janela do Capitólio. A turba não quebrou apenas as janelas da capital, mas despedaçou as ideias que dávamos como garantidas”, disse.
“Líder fracassado”
Schwarzenegger é do Partido Republicano, o mesmo de Trump. Ele foi governador da Califórnia entre 2003 e 2011.
Apesar de ser do mesmo partido, o ator é um crítico do presidente e o classificou como um “líder fracassado” e o “pior presidente da história”.
Para o ex-governador da Califórnia, Trump não somente tentou reverter o resultado de “uma eleição justa”, como buscou promover um golpe ao enganar as pessoas com mentiras. “Meus pais e meus vizinhos foram enganados com mentiras, e eu sei a que lugar as mentiras levam”.
“A parte boa é que em breve, Trump será tão irrelevante quanto uma mensagem velha no Twitter”, resumiu Schwarzenegger.
0 comentários:
Postar um comentário