O cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, de 88 anos, ex-arcebispo de Florianópolis (SC) e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, morreu nesta quarta-feira (13), em São José dos Campos (SP), por complicações da Covid-19.
Em sua longa trajetória na Igreja, dom Eusébio atuou no Vaticano como Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, em 2002, e também integrou o Pontifício Conselho de Comunicação Social, em 2003.
Dom Eusébio também foi membro do Conselho Permanente, da Comissão Episcopal para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e presidente do Regional Leste 1, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (2003-2007).
O cardeal esteve presente no conclave que elegeu o Papa Bento XVI.
Agradecimentos
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, via nota, disse que o cardeal “entregou serenamente sua alma a Deus”. Já a Arquidiocese de Florianópolis agradeceu “a Deus pela vida de dom Eusébio e pelos seus 60 anos de ministério presbiteral”.
De acordo com a Diocese de São José dos Campos, por conta da pandemia da Covid-19, não haverá público no velório de dom Eusébio, como também não haverá missa aberta.
0 comentários:
Postar um comentário