segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

São Paulo: IPT divulga laudo sobre acidente do Rodoanel


O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) divulgou nesta segunda-feira o laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) sobre o acidente em um viaduto do trecho sul do Rodoanel, ocorrido no dia 13 de novembro último.
Segundo o IPT, as vigas da obra foram travadas de maneira inadequada e provocaram um deslizamento. O DER afirma que "o surgimento de uma força horizontal não contida pelo travamento adotado" teve como consequência "o deslizamento e tombamento das vigas, causando sua ruptura".
Viaduto do trecho sul do Rodoanel em Embu (SP), onde ocorreu acidente que feriu três pessoas; IPT conclui laudo e aponta causas
O laudo aponta três fatores para o deslizamento: falta de horizontalidade das superfícies das bases de apoio, insuficiência de atrito na interface das vigas com as bases de apoio e falta de travamento adequado das vigas.
Para a retomada da obra, o IPT recomenda adequações nos controles de nivelamento e assentamento das vigas sobre as bases de apoio. O processo deve garantir o atrito necessário para evitar deslizamentos, mas também foram recomendados sistemas de travamento provisórios das vigas.
Segundo a assessoria do DER, as obras serão retomadas com o acompanhamento do IPT. "Será feita a devida apuração das responsabilidades contratuais e funcionais pela prática do acidente, além da responsabilidade penal que é objeto de inquérito policial", diz a nota.
A apuração da responsabilidade do acidente será feita pela Dersa (empresa estatal que gerencia a obra) e pela Corregedoria Geral da Administração. De acordo com o DER, assim que os responsáveis forem identificados, as punições cabíveis serão aplicadas.
Arte/Folha Online
Por orientação da Polícia Rodoviária Federal, qualquer intervenção na rodovia Régis Bittencourt só poderá ser realizada após o dia 4 de janeiro, por conta das festas de final de ano, que aumentam o tráfego na estrada.
Para emitir o laudo, o IPT avaliou aspectos como a ocorrência de tremores, ação de ventos e tempestades, a qualidade dos materiais, a protensão e dimensionamento das vigas, e procedimentos de instalação. O órgão foi acionado na mesma noite do acidente, pelo governador José Serra (PSDB). O relatório foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Transportes.
As vigas, que pesam 85 toneladas e têm 40 metros de comprimento, haviam sido instaladas poucos dias antes do acidente. Elas despencaram de uma altura de aproximada de 20 metros e atingiram um caminhão e dois carros --um deles ficou totalmente destruído. Três pessoas ficaram feridas.
Outro lado
A empresa responsável pela obra, o consórcio Rodoanel Sul-5 Engenharia, que tem como sócias as empreiteiras OAS, Mendes Jr. e Carioca Engenharia, afirmou, em nota, que ainda não teve acesso ao laudo do IPT, e que não se manifestaria.
Fonte:Folhaonline
Foto:Rivaldo Gomes/Folhaimagem

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