sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

EUA: Obama manda reforçar segurança aérea,após tentativa de ataque

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou nesta sexta-feira o aumento da segurança aérea após uma suposta tentativa de atentado terrorista ocorrida em um vôo da Delta Airlines entre Amsterdã e Detroit, informou a Casa Branca.
"O presidente foi informado sobre o incidente no Havaí, onde está passando férias", disse Bill Burton, porta-voz adjunto da Casa Branca que acompanha Obama na viagem ao arquipélago.
"Ele convocou uma videoconferência com John Brennan, seu assessor para a Segurança Interior e encarregado do serviço de contraterrorismo, e Denis McDonough, secretário-geral do NSS, o serviço nacional de segurança, ligado à polícia federal".
De acordo com Burton, Obama "acompanha ativamente a situação e recebe informes regulares".
No incidente, ocorrido quando a aeronave pousava em Detroit, um passageiro tentou explodir o avião, mas o dispositivo falhou, segundo oficiais da segurança nacional americana. De acordo com a CNN, o homem disse à polícia que tem ligação com a rede Al Qaeda.
Citando um informe federal, a CNN informou que o suspeito relatou aos investigadores que havia conseguido o explosivo no Iêmen, com instruções sobre quando deveria usá-lo.
O Airbus A330, com 278 passageiros a bordo, pôde aterrissar sem problemas.
Anteriormente, a Norwest Airlines, proprietária da Delta, havia divulgado que um passageiro teria ameaçado acender fogos de artifício a bordo.
A porta-voz da Delta Airlines, Susan Elliott, informou que o passageiro foi detido logo após o incidente.
A identidade do passageiro não foi divulgada. Ele está sendo interrogado, de acordo com as fontes da segurança, que falaram à Associated Press em condição de anonimato.
"Ele possuía algum tipo de explosivo, que tentou acender", disse um dos oficiais à AP.
Não ficou claro por que a tentativa de ataque foi realizada no dia do Natal.
Sandra Berchtold, porta-voz do FBI em Detroit, informou que o incidente está sendo investigado.


Fonte:
Folha online c/Associated Press e France Presse

0 comentários:

Postar um comentário