quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mundo: Rebeldes oferecem recompensa pela captura de Muammar Kadafi




Uma liderança do Conselho Nacional de Transição líbio afirmou nesta quarta-feira que a entidade oferecerá anista a qualquer pessoa que capturar ou assassinar o coronel Muammar Kadafi, informa a agência Reuters. Os rebeldes também estão oferecendo uma recompensa de aproximadamente US$ 1,8 milhão pela captura do líder.

"O CNT apoia a iniciativa de empresários que estão oferecendo 2 milhões de dinares (aproximadamente US$ 1,8 milhão) pela captura de Muammar Kadafi, vivo ou morto", declarou Mustafa Abdel Jalil em Trípoli. O paradeiro de Kadafi é desconhecido após os rebeldes terem tomado o seu quartel-general em Trípoli na terça-feira. Contudo, uma rádio divulgou um áudio do líder líbio em que ele afirmou que abandonou o complexo em uma retirada estratégica

Líbia: da guerra entre Kadafi e rebeldes à batalha por Trípoli
Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de julho, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era. Informações do portal terra.


Foto:Google

0 comentários:

Postar um comentário