terça-feira, 25 de abril de 2017

Irecê: Unidade do Hemoba necessita urgente ampliar estoque de sangue

image2.JPG
imagem:campanha hemoba/reproduçao


Em Irecê, a unidade local da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que atende as emergências e outras situações em que o paciente necessita da transfusão de sangue , se encontra com estoque de sangue bastante reduzido.

Segundo a coordenadora do Hemoba de Irecê, Jussara Diniz, o estoque de segurança das bolsas de sangue seria de 450 bolsas no mês, porém o estoque tem ficado com cerca de 200 bolsas. “O nosso estoque depende muito da demanda. Nesse ano de 2017, o requerimento de sangue tem sido muito maior e a gente precisa a cada dia acompanhar essa demanda”, afirma Jussara.

“Eu diria que o estoque de sangue do Hemoba em Irecê, atualmente, se encontra em nível crítico”, disse a diretora do Hospital Municipal, Luciane Brito, que visitou hoje as instalações da fundação, que funciona em um anexo do Hospital Regional de Irecê.

A visita da diretora teve como finalidade conhecer o estoque existente no banco de sangue do Hemoba e se colocar à disposição para uma campanha de doação. “Diante da pouca quantidade de sangue disponível, propomos colaborar com uma campanha via prefeitura, visando ampliar o estoque, pois sabemos que isso pode ser vital para salvar vidas”, disse a diretora, que coordena a unidade de saúde municipal responsável pela realização de diversas cirurgias.

“É um sufoco enorme quando nos deparamos com a necessidade de transfusão durante uma cirurgia, e não há sangue suficiente. Sabendo da importância de reforçar o estoque de sangue do Hemoba , pedimos a população de Irecê para aderir à causa”, clama Luciane Brito.

COMO DOAR? 

Para doar sangue é necessário comparecer ao Hemoba portando documento oficial com foto, ter até 69 anos de idade, pessoas com idade entre 16 e 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, ter peso superior a 50 quilos, estar alimentado e descansado e em boas condições de saúde no dia da doação.

fonte:Ascom/PMI c/adaptações

0 comentários:

Postar um comentário