foto:reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um banho de água fria nos bolsonaristas ao anunciar uma tarifa linear de 10% sobre produtos brasileiros importados pelos americanos.
Contrariando as expectativas de alguns aliados de Jair Bolsonaro, Trump sequer mencionou a palavra “Brasil” durante o anúncio feito na quarta-feira (2/4) nos jardins da Casa Branca.
A menção ao Brasil constava apenas no cartaz preparado pelo governo americano com a lista de países atingidos pelo “tarifaço global” e o respectivo percentual da tarifa imposta por Trump.
Bolsonaristas apostavam que o presidente dos Estados Unidos usaria o pronunciamento do tarifaço para fustigar de forma direta ou indireta o governo brasileiro, atualmente chefiado por Lula.
Trump, contudo, demonstrou que o Brasil está longe de ser um dos alvos prioritários de suas declarações e ataques, como torcem os aliados de Jair Bolsonaro.
Brasil terá a menor tarifa
Entre as tarifas anunciadas por Trump, a de 10% imposta para o Brasil é a mais baixa ,junto com países como Reino Unido, Cingapura, Chile, Austrália e Turquia, que foram atingidos com o mesmo percentual.
Ministros veem “vitória” de Lula
No governo Lula, o anúncio de Trump foi comemorado. O percentual menor, como noticiou a coluna, foi visto por ministros como uma “vitória”, sobretudo por ser anunciado no mesmo dia de pesquisas ruins para o governo.
Fonte:Igor Gadelha/Metrópoles 03/04/2025
0 comentários:
Postar um comentário