terça-feira, 27 de abril de 2010

Eleições 2010 na Bahia: Uma análise postado no Blog Politica & Cidadania do jornalista Paixão Barbosa de atarde de Salvador





Prezado jornalista Paixão Barbosa,

Conhecedor profundo que é da politica baiana, de tantas eleições vivenciadas, tenho certeza que nada mais lhe surpreende.
Irecê cidade pólo do território,474 km da nossa capital, em apenas 03 dias passaram por aqui o ex-conselheiro do TCM e pré-candidato a vice na chapa do governador,Otto Alencar,O prefeito de Camaçari e coordenador da campanha de Wagner, Luiz Caetano, o presidente do PT regional Jonas Paulo.
Do PMDB, o pré-candidato a governador, Deputado Federal Geddel Vieira devidamente acompanhado do Senador Cesar Borges,a quem fez questão de chamar de “meu amigo”. Pelo DEM, o ex-governador Paulo Souto acompanhado do Deputado Federal ACM Neto, todos sobre o pretexto de prestigiarem a exposição agro-pecuária realizada nesse último final de semana e a movimentação politica foi intensa no território, onde sem exceção, fizerem campanha abertamente, e pelo que vimos, vai ser difícil o TRE regular esse período de pré-campanha, pelo menos aqui no interior.
Otto Alencar “homem do interior” como ele mesmo faz questão de dizer em suas andanças, falou sobre seu estado de saúde e quando questionado sobre o aumento da violência no Estado na gestão do governador Wagner, disse que a culpa era do “Crak”, afinou o discurso rapidinho com o governo Estadual.
O Ex-governador Paulo Souto,presidente do DEM, que esteve acompanhado do Deputado Federal ACM Neto(DEM) e outras lideranças do PSDB, deve ter sentindo saudades da receptividade que tinha quando estava no palácio de Ondina,onde mal podia andar com tantos prefeitos e “lideranças” ao seu lado, Não tinha nenhum Prefeito do território para dar as boas-vindas a sua comitiva, até porque os ex-Democratas foram para o PMDB de Geddel.
No território de Irecê, o PMDB administra 14 prefeituras e organizaram caravanas e fizeram uma festa para recepcionar o ex-ministro e o Senador Cesar Borges, onde o ex-ministro disse “que o Senador Cesar Borges vai ser o Senador mais votado”. Fez pesadas críticas ao governo Wagner onde discorreu sobre a questão da falta de segurança,saúde e estradas e por falar em estradas, o ex-ministro só esqueceu que a pasta da infra-estrutura o qual está ligado o quase centenário DERBA, ficou com o PMDB por mais de dois anos, onde a situação do nosso principal acesso a capital a BA-052 (Estrada do Feijão) ainda foi recuperada apenas até o distrito de Porto Feliz, isso sem falar em outras de também de suma importância para o território como Irecê-Barra dos Mendes, passando por Ibititá e Ibipeba.
A população já se manifestou, fechou a rodovia, quando o então então secretario da infra-estrutura o Deputado João Leão (PP)assumiu a pasta, usava os microfones das emisssoras de FM de Irecê, dando prazo, que ia fazer e acontecer…. O povo está esperando ele aqui para pedir votos.Vale ressaltar que a situação da BA-052 é desde a época do ex-governador Paulo Souto, assim como o Mercado Produtor, também situado na margem da BA-052, que está abandonado, e ai vem uma série de setores que precisam urgentemente de intervenções no nosso território, sem falar na questão da barragem de Mirorós, de combustível insuficiente para as viaturas da PM e Civil, o SAC que ainda está em “construção” para um território da importância sócio-econômica que possui, mesmo situado no semi-árido nordestino.
Hoje, 26.04, na avaliação de bastidores, ouvimos alguns integrantes petistas local dizer que o evento do ex-ministro tinha muita gente pelo fato do ” uso da máquina das prefeituras do PMDB para o evento”, é como se fosse o “sujo falando do mal-lavado”.
Vejam bem, a minha humilde leitura sobre esse momento, prezado Barbosa, nós que estamos aqui , é que, tem muita coisa pela frente, é verdade, mas o governador sentiu que a não coligação com o Senador Cesar Borges foi um duro golpe, lhe trouxe dor de cabeça e pelo que está posto, sinto que aqui no território de Irecê, a coligação do governador só elege um Senador. Mesmo que a outra vaga seja de uma reserva moral desse país, como é o caso do ex-governador Waldir Pires. Olha, o governador homem equilibrado e hábil negociador que é, ainda não se definiu pelo Deputado Walter Pinheiro, por dois motivos: para preservar um politico notável que é Pinheiro, basta Salvador em 2008 que ainda está na memória da população soteropolitana, e também lhe garantir que volte à Câmera Federal,puxando mais votos para os companheiros de partido e fortalecendo seu nome para a prefeitura de Salvador em 2012.
E diante dessa realidade, pode vim a ser o nome de Waldir Pires, não se discute o prestígio,a dignidade do mesmo, mas se ele sempre teve essas qualidades, por quê não foi o escolhido logo no início da negociação para o Senado da República? O Deputado Federal Nelson Pelegrino, os soteropolitanos que o conhecem. Entendo a dificuldade do governador para essa escolha. Gostaria de citar que não sou filiado a nenhum partido politico,e aos meus 44 anos anos completados no último dia 23.04, fico triste quando na minha juventude residindo em Salvador no ano de 1984, e participando de passeatas de estudantes secundaristas, por eleições diretas,por um novo Brasil e uma nova Bahia e quando os cabelos brancos começam a chegar, o mais difícil é explicar ao meu filho de 15 anos, que votamos, mas que candidaturas nos são impostas em que pese estarmos num modelo democratico, é só verificar os candidatos do PT e do PSDB ao maior cargo desse imenso Brasil.

Assim, não posso falar da importância das questões politicas de outras regiões de nossa Bahia, para essa eleição, em que pese conhecê-las, mas a sucessão estadual passa pelo nosso território.

0 comentários:

Postar um comentário