quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mundo: Revista "TIME" elege presidente Lula como o líder mais influente do mundo em 2010

Na categoria líderes: Lula em 1º e Obama em 4º

Em sua sétima edição, a revista"Time"elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o líder mais influente do mundo em 2010. A revista chega às bancas na próxima sexta-feira.

A lista com as 100 pessoas mais influentes no mundo foi dividida em quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores. Lula aparece no topo dos 25 líderes mais influentes do mundo.

Em segundo lugar nesta categoria foi escolhido o presidente da empresa de computadores pessoais Acer, J.T. Wang, seguido pelo chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen. O presidente americano, Barack Obama, ocupa o quarto lugar.

"Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez
por liderar uma greve", escreveu o cineasta Michael Moore, encarregado pela revista de traçar um perfil do presidente brasileiro.

Moore recordou os motivos que levaram Lula a ingressar na vida política."Foi quando, aos 25 anos, ele viu Maria, sua mulher, morrer aos oito meses de gravidez, junto com a criança, porque eles não podiam pagar atendimento médico decente", lembrou.

"Existe uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem bom atendimento médico e eles vão causar menos problemas para vocês", acrescentou o cineasta. Segundo ele, os Estados Unidos têm muito a aprender com Lula, pois, na avaliação de Moore, estariam cada vez mais parecido com um país de Terceiro Mundo.

Na categoria heróis, o vencedor foi o ex-presidente americano Bill Clinton, escolhido por seu trabalho como enviado especial das Nações Unidas ao Haiti. Entre os artistas, o primeiro lugar ficou com a cantora nova-iorquina Lady Gaga. Na lista dedicada aos pensadores, a"Time"elegeu
a arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid.

Fonte: Texto Fernando Taquari/Valor Econômico/SP
Foto:Google


0 comentários:

Postar um comentário