quinta-feira, 17 de abril de 2014

BAHIA: ACABA GREVE DA PM


                             Muitos Policiais da Capital e Interior estavam acampados no Wet`n Wild na Paralela -foto:Tony Sales/BN/reprodução
                    Prisco lado de outros líderes no  Wet'n Wild anuncia o acordo com o Gov. do Estado -foto:Tony Sales/BN/reprodução

Após a reunião no Largo dos Aflitos com as associações policiais. Marco Prisco, líder da Aspra, se deslocou  para o Wet'n Wild, com documento de um provável acordo, para ser votado entre Policiais Militares.   Nessa reunião participaram além de Prisco, os representantes das outras associações,o Comandante Geral da PM Ten.Cel  Alfredo Castro, e também do Arcebispo de Salvador Dom Murilo.

Já na assembleia da corporação o líder Marcos Prisco ao lado de outros representantes  das outras associações começa  ler os pontos do acordo com o Governo do Estado. 


O líder grevista destacou as conquistas da categoria a exemplo do GAP 4 e lamenta a perda dos três policiais assassinados neste período de greve, relembrou a greve de 2012 e  destacou os avanços que os policiais tiveram.

Após a fala de todos os líderes das associações, os militares votaram e deliberaram pelo fim do movimento em todo o Estado.

Os pontos do acordo  foram estes abaixo citados.

1) Aumento da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) dos praças na proporção de 25% para as funções administrativas, 45% para as operacionais, 65% para os motoristas e Regime de Tempo Integral (RTI) para os oficiais, com atualização da lei;


2) Retirada da proposta do Código de Ética para nova discussão e rediscussão das propostas do Estatuto e Plano de Carreira. Nota conjunta das Associações dos Policias Militares do Estado da Bahia diz que elas devem ser encaminhados com urgência à Assembleia Legislativa da Bahia;
3) Revisão de processos administrativos e disciplinares referentes à mobilização de 2012. Segundo a mesma nota conjunta das associações dos PMs do Estado da Bahia, objetivo é reforçar o que foi acertado naquele momento e suspender os procedimentos que apuraram as faltas administrativas que não se constituem crimes decorrentes da paralisação de 2014.
4) Regulamentação do artigo 92 do Estatuto dos Policiais Militares, depois de negociação entre Governo do Estado, Associações e PM. Esse artigo trata dos auxílios alimentação, funeral, fardamento para alunos em formação, transporte e bagagem.
Números de ocorrências registradas no período da Greve em Salvador 
Os primeiros dias de greve alavancaram a criminalidade na capital baiana. Somente das 19h da última terça-feira (15), quando a greve foi deflagrada, até às 9h30 desta quinta (17), foi registrado o roubo de 29 veículos, segundo o boletim da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Além disso, 23 homicídios constam na relação de registros, sendo quatro destes envolvendo pessoas com 18 anos ou menos.

Houve ainda quatro tentativas de homicídio, com três delas envolvendo adolescentes de 15, 16 e 17 anos nos bairros de Narandiba, Vasco da Gama e Pero Vaz, respectivamente. Com relação aos roubos a coletivo, apenas um foi registrado, da empresa União (micro ônibus), no Iguatemi, onde o valor de R$ 33 foi levado pelos assaltantes às 14h40 desta quarta-feira (16). Um veículo foi furtado.

Vale lembrar que, por conta da greve da Polícia Militar, nem todas as ocorrências foram registradas.

Fonte:Site ibahia e Bocão News e atardeonline   atualizado em  18/04/14  - 13h.

0 comentários:

Postar um comentário