quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ensino superior: Cremeb emite nota em resposta à UNEB



(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO )
Estudantes de Medicina se manifestaram no último dia 22/02 numa caminhada pela av. Paralela -foto:(Foto: Mauro Akin Nassor/Correio/reprodução
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), em face da nota divulgada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sobre as declarações da Comissão de Comunicação do CREMEB que se deram por conta da manifestação dos estudantes do Curso de Medicina daquela instituição de ensino, vem a público manifestar-se da seguinte forma:
  1. As notícias acerca das dificuldades enfrentadas pelos alunos foram trazidas ao conhecimento do CREMEB pelos representantes do Centro Acadêmico de Medicina (CAMEB) da UNEB, que externaram o sentimento de desapontamento com o curso em razão da falta de estrutura básica oferecida aos alunos, pedindo a intermediação do Conselho junto aos órgãos competentes, para que fossem ouvidas as suas ansiedades e atendidas as suas expectativas.

  2. Sabe-se que a realidade de muitos cursos de Medicina do Brasil e, por conseguinte, da Bahia, é insatisfatória e precária em relação ao tipo de formação que se espera, por conta da discrepância entre as necessidade dos alunos e da estrutura humana e material oferecida.
  1. No caso do curso de Medicina da UNEB, as manifestações de rua refletem o momento, para eles, considerado crítico e incerto diante das dificuldades ali vivenciadas, e nesse primeiro momento, o CREMEB tão somente noticiou o anseio dos alunos, por entender que a excelência do ensino médico tem como eixos principais a formação técnico-profissional e ético-humanistica dos futuros profissionais, e que toda e qualquer inconformidade neste sentido carece de correções.
  1. O sistema conselhal médico brasileiro (CFM/CRM’s) de há muito tem alertado as autoridades governamentais para o risco de abertura indiscriminada de cursos médicos sem instalações, material, docentes e  campos de prática, mas infelizmente tem obtido pouca ou nenhuma resposta das autoridades. Neste sentido situações como a que está ocorrendo mostram o quanto tem sido corretos estes alertas.
  1. Assim, as razões da mobilização dos estudantes desperta a preocupação do CREMEB, órgão responsável por zelar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e por buscar a qualidade da formação dos médicos que irão integrar o seu quadro de jurisdicionados, de modo que reitera sua disposição em contribuir com os alunos e dirigentes em busca das medidas que se fizerem necessárias – inclusive, com a realização de inspeção in loco- para o bom desempenho do curso e aprimoramento dos futuros médicos.

 CONFIRA ABAIXO A NOTA DA UNEB publicada em 22/02/16 em seu site:


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) informa sobre os encaminhamentos referentes às principais demandas do curso de Medicina desta instituição, reconhecendo as dificuldades enfrentadas, e expressa os esforços empenhados para sua resolução.
Implantado em 2012, o curso de Medicina conta atualmente com 57 docentes, sendo desse total:
  • 38 médicos nomeados para o curso desde 2012 até a presente data;
  • 2 médicos já pertencentes ao quadro efetivo e disponibilizados para o curso;
  • 16 docentes das diversas áreas de Saúde para atendimento dos componentes curriculares de saúde coletiva e ciências biológicas do curso;
  • 1 professor substituto da área médica.
Confirmamos a necessidade de ampliação do quadro docente para atender a oferta de componentes curriculares ainda deste semestre, bem como do internato em 2016.1. Está em tramitação entre a UNEB e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em caráter de urgência, o processo de seleção pública simplificada (REDA) de 9 (nove) professores. O edital será publicado imediatamente após a autorização da SAEB, o que foi confirmado no dia de hoje (22/02) pela Secretaria.

A oferta de estágio para estudantes da área de Saúde da instituição é regularmente definida mediante convênios firmados com as Secretarias da Saúde do Estado (SESAB) e do Município (SMS) a fim de distribuir as vagas nos hospitais da rede de saúde pública e nos centros de saúde. Além disso, está em andamento o acordo de cooperação técnica entre a UNEB e o Hospital Roberto Santos visando oferecer campo de estágio para todos os discentes da área de Saúde da UNEB em Salvador, o que inclui os estudantes de Medicina. O acordo foi validado pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV) desta Universidade e pelos docentes da área de Saúde, inclusive do curso de Medicina, em fevereiro de 2016.

Na época de sua implantação, o curso de Medicina já contava com a infraestrutura disponível aos demais cursos da área de Saúde da instituição: Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Farmácia. Compreendendo, no entanto, a necessidade de melhor atender a demanda do próprio curso, a gestão da Universidade disponibilizará novos espaços para implantação dos laboratórios de habilidades.

O projeto do laboratório de habilidades específicas ficou pronto em janeiro de 2016, após dois anos de discussões técnicas da área de Saúde, e agora estão sendo elaborados os projetos de engenharia da parte específica de elétrica, hidrossanitária, gases, além de mobiliário e segurança. O projeto será licitado com prioridade máxima e já foi previsto no orçamento de 2016.

Também está sendo discutida no Departamento de Ciências da Vida a definição do projeto da Policlínica, que irá consolidar novos espaços teórico-práticos. Depois de conduzida a discussão, serão definidos os projetos de engenharia.

Na perspectiva de fortalecer a infraestrutura do curso, com a aquisição de equipamentos para os laboratórios da área, firmou-se um convênio entre a UNEB e a SESAB, assinado em 2012, que se encontra ainda em vigência.

A Reitoria da UNEB reafirma seu constante empenho com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e tem buscado articular junto à comunidade acadêmica as soluções para cumprir com seu compromisso de consolidar a área de Saúde desta Universidade.

Fonte:site o Cremeb e Site da UNEB

0 comentários:

Postar um comentário