terça-feira, 15 de agosto de 2023

Grupo de advogados paulistas pede 'diretas já' na OAB Nacional


Advogados paulistas questionam modelo eleitoral do Conselho Federal da OAB


 Um grupo de advogados de São Paulo lançou no último dia 11 um manifesto que defende eleições diretas para a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A informação é do Estadão

O coordenador do movimento é Gustavo Ungaro, que preside a subseção da OAB de Jundiaí, no interior paulista. O texto defende mais transparência no CFOAB. 

"Quarenta anos após o histórico clamor popular por eleições diretas em nosso país, é vez de Diretas Já na OAB Federal, para que a voz da Advocacia seja mais ouvida, para o bem da cidadania, da democracia e do sentimento de justiça", diz trecho do manifesto.

O texto sustenta que, 35 anos depois da promulgação da Constituição, é hora de os advogados conquistarem o direito à escolha de sua representação nacional. Atualmente, o presidente e o resto da diretoria do Conselho Federal da OAB são eleitos pelo colegiado de conselheiros federais da entidade, a cada três anos.

Por meio de nota, a OAB Nacional defendeu o atual sistema de eleição. Leia a seguir na íntegra:

"O sistema eleitoral da OAB segue um modelo colegiado ou congressual, tais quais as eleições dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal. Advogadas e Advogados de cada estado e do Distrito Federal escolhem, pelo voto direto, seus representantes no Conselho Federal. Depois, esses 81 conselheiras e conselheiros federais elegem a diretoria responsável por conduzir o Conselho Federal. O modelo respeita os valores da Constituição Federal e tem as mesmas vantagens das demais instituições da República e da democracia, como assegurar o equilíbrio federativo e impedir a imposição de medidas por parte de um único estado".

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 15 de agosto de 2023, 23h30

0 comentários:

Postar um comentário