quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Blindados começam a ser utilizados para conter ataques dos bandidos

Reinaldo Marques/Portal Terra


A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou no início da tarde desta quinta-feira que utiliza na invasão à Vila Cruzeiro, na zona norte da capital fluminense, seis veículos M113 pela primeira vez. Como tanques de guerra, os carros de combate são blindados e carregam cada um deles doze soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois fuzileiros, que prestam assessoramento na condução de tais veículos.

De acordo com o coronel Álvaro Garcia, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, a operação pretende restituir a cidadania dos moradores do complexo. A troca de tiros no local é intensa.

"A troca de tiros é intensa. Eles (bandidos) tentaram impedir a ação da polícia. Não temos data para encerrar a operação.", disse Garcia. Os seis veículos blindados da Marinha estão sendo levando cerca de 160 homens até o centro da vila Cruzeiro. A intenção da PM é chegar até um local seguro, dentro da área dominada pelos traficantes, para iniciar a ocupação.

Segundo ele, a operação conta com 130 homens do Bope, 40 policiais militares do 16º Batalhão da PM de Olaria.

"O objetivo da operação é prender as pessoas que estão promovendo os ataques pela cidade", disse. Segundo ele, essa invasão ao Complexo de Vila Cruzeiro é por tempo indeterminado.

Questionado sobre o interesse da polícia na instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local, ele disse que esse não é objetivo no momento.

A polícia também informou que está preparando para a noite desta quinta-feira 50 rotas pela cidade, mas sem divulgar os locais, com a intenção de prender envolvidos nos ataques do Rio.

No início desta tarde, um homem atingido por uma bala nas nádegas no tiroteio na Vila Cruzeiro foi detido pela polícia e levado para o Hospital Getúlio Vargas. Segundo a PM, o suspeito teria descido o morro para se tratar e foi medicado.

De acordo com a PM, os blindados são equipados com metralhadoras calibre 50, com poder para abater até helicópteros. No entanto, não há intenção de se usar o armamento nesta operação.
Fonte Texto: Luiz Bulcão/Wagner Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário