sábado, 2 de julho de 2016

TSE impede doações eleitorais por "vaquinhas" na internet



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta sexta-feira, 1°, a possibilidade de captação de doações de pessoas físicas para campanhas eleitorais por meio de financiamento coletivo, os crowdfunding, conhecidos como “vaquinhas” da internet.
Os ministros entenderam que somente é permitido doação por meio de site do candidato, partido ou coligação. A decisão foi tomada em resposta a uma consulta dos deputados Alessandro Molon (Rede-RJ) e Daniel Coelho (PSDB-PE). Os dois são pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano.

Os ministros do TSE acompanharam por unanimidade o entendimento da relatora da consulta, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que lembrou que o tema já foi avaliado pela corte.

“Esta questão já foi respondida anteriormente em 2014, o relator ministro Henrique Neves, no sentido de que somente podem ser realizadas [doações] por meio de mecanismo disponível em sítio do candidato, partido ou coligação. 
As questões postas aqui nesta consulta, a nossa assessoria técnica também apontou, não são previstas na legislação de regência da matéria. Então, como a questão já foi aqui debatida, está na lei e não mudou com a legislação do ano passado, eu estou aqui votando no sentido do não conhecimento da consulta”, disse a relatora.

Fonte:DiáriodoPoder

0 comentários:

Postar um comentário