A candidatura de Daniela Borges e Christianne Gurgel para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) recebeu um importante apoio. Em um manifesto, 168 professores de cursos de Direito de diversas instituições de ensino da Bahia declararam apoio às candidaturas. O texto foi divulgado nas redes sociais neste domingo (19).
A manifestação foi motivada por uma fala de uma das candidatas as eleições da seccional baiana. Durante uma entrevista, ela afirmou que advogadas e advogados que vivem “no conforto do ar condicionado das salas de aula jamais vão entender o quão difícil é viver da advocacia”.
A declaração foi recebida com indignação por professores e advogados que se dedicam também à vida acadêmica. “Quem não respeita os(as) professores(as) não merece dirigir a OAB da Bahia”, pontua o texto. Os professores reforçam que, para muitos que estão em sala de aula, a advocacia veio antes da docência. “E é essa vivência, de um dia a dia corrido, onde precisamos nos dividir entre fóruns e sala de aula, que dá legitimidade aos nomes de Dani e Chris para a condução da OAB da Bahia”, reforça o manifesto.
Além de advogadas, Daniela Borges e Christianne Gurgel também são professoras. Daniela atua na área tributária e é professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Faculdade Baiana de Direito. Já Christianne atua no direito trabalhista e é professora da Universidade Católica do Salvador (Ucsal).
Ambas têm ainda experiência na Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente, Daniela é conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Antes, nas duas gestões de Luiz Viana (2013-2015 e 2016-2018), foi conselheira seccional e diretora-tesoureira. Christianne integrou a diretoria da OAB-BA na gestão do ex-presidente Saul Quadros (2007-2012).
Fonte: BN - 20/09/2021
0 comentários:
Postar um comentário