sábado, 25 de março de 2023

Aniversário de Salvador: Voo de balão dá a soteropolitanos visão privilegiada da Baía de Todos-os-Santos

 

                                             foto: Paula Fróes/Correio da Bahia

Ver de frente o Elevador Lacerda e, do alto, lugares como o Forte São Marcelo, o Mercado Modelo e a Cidade da Música. Foi essa a experiência que dezenas de soteropolitanos puderam experimentar, nessa sexta-feira (24), na Praça Cayru, no bairro do Comércio. A bordo de um balão a gás, quem subiu pôde ter uma visão inédita dos espaços que já conhece há tempos.

 

A primeira foi Ketlen Vitória Almeida, 18 anos. Ela faz parte da Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos) e do Centro de Surdos da Bahia, entidades de apoio a pessoas surdas que foram convidadas para o voo de balão. Ainda no chão, o sorriso da jovem já dava as caras e mostrava a ansiedade pela experiência.

 

No alto, o riso ficou ainda mais largo e até os braços Ketlen se abriram enquanto admirava o que via em sua frente. No retorno, quase não conseguia falar em libras de tanto êxtase, mas ainda sim conseguiu descrever como foi ver um lugar tantas vezes revisitado de uma perspectiva nada comum.

 

"Eu senti uma emoção diferente de ver a Baía de Todos os Santos. Não sei explicar direito, mas foi muito boa. Ver o Elevador de cima, os barcos e toda essa região histórica me deixou muito alegre. Tanto que nem tive medo, não me lembrei de nada além da beleza que estava lá", conta ela.

Outro que pareceu ter amado o voo de tanta empolgação foi Thalisson Ribeiro, 24. O soteropolitano descreveu cada sensação da experiência que, apesar de ter poucos minutos, o deixou cheio de alegria quando retornou ao chão.

 

"Na hora que subiu, senti quente o local. Acho que era a mistura da energia do que eu estava sentindo com o calor da chama que faz o balão subir. A sensação de voar é maravilhosa. E a vista não tem nem o que dizer, é perfeita", destaca Thalisson.

 

Além deles, 45 jovens de instituições tiveram a mesma oportunidade. O voo de balão continua na praça neste fim de semana. No sábado (25), quem vai fazer os voos são homens e mulheres do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e das Unidades de Acolhimento Institucional administrados pela Prefeitura.

 

No domingo (26), vai ser a vez das 60 "margaridas", como são chamadas carinhosamente as mulheres que atuam no serviço de varrição na cidade. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), que é responsável pela iniciativa, elas foram escolhidas em homenagem a todas as mulheres da capital, por meio das agentes que trabalham na Limpurb.

 

Isaac Edington, presidente da Saltur, afirma que o voo é uma ação única e que poderá ser fotografada por quem estiver na região e quiser acompanhar a novidade. “É uma oportunidade de agradecer e celebrar esse momento importante que vive nossa cidade e que se soma às grandes entregas e início de importantes projetos anunciados neste período”, diz.

 

Fonte: Texto Wendel de Novais/Correio da Bahia c/adaptações  - 25/03/2023

Os voos, que fazem parte do Festival da Cidade, têm ainda o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Saltur e da empresa Moura Dubeux, em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo.

0 comentários:

Postar um comentário