foto:reprodução
O Salvador Bahia Airport registrou, durante o Carnaval 2026, o maior fluxo de passageiros desde 2018. De acordo com a concessionária que administra o terminal, foram contabilizados mais de 1.400 pousos e decolagens no período. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira de cinzas (18), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), afirmou que 73% das pessoas que vieram para a capital baiana ficaram hospedadas nas regiões dos circuitos.
Neste ano, foram ofertados 335 mil assentos domésticos, crescimento de 18% em relação a 2025. São Paulo liderou como principal origem e destino dos viajantes.
Segundo a administradora, os resultados foram impulsionados pela ampliação de assentos de companhias aéreas. A Gol Linhas Aéreas ampliou em 30% a oferta, enquanto a LATAM Airlines registrou aumento de 13%.
Também houve aumento na oferta da Sky Airline (33%), Air Europa (6%) e Air France (1%), além das novas operações da Flybondi e da Copa Airlines.
Além disso, em relação à folia do ano anterior, a cidade recebeu 10% a mais de passageiros pela rodoviária e 13% a mais de turistas pelo Porto de Salvador, segundo dados apresentados pela prefeitura.
No segmento internacional, foram disponibilizados 30 mil assentos, alta de 28% na comparação com o mesmo período do ano passado. A expansão foi puxada pelo crescimento de 8% da TAP Air Portugal, que contou com voos extras em fevereiro e março.
Ocupação hoteleira
A ocupação hoteleira em Salvador, cidade mais procurada do Brasil durante o Carnaval, chegou a 99,5% no domingo (15), segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O índice superou os 96,4% registrados no mesmo dia da festa em 2025.
A estimativa do Governo da Bahia era de que o estado recebesse 3,7 milhões de visitantes nas 13 zonas turísticas e movimentasse R$ 8 bilhões durante o período.
Na capital, a média de ocupação foi de 95%, com picos de 100% nos hotéis próximos aos circuitos da folia. No interior, a taxa chegou a 85%.
Em Porto Seguro, no extremo sul, eram esperados 250 mil foliões e movimentação econômica estimada em R$ 650 milhões. O aeroporto local previa 461 voos no período, incluindo 19 internacionais.
Já em Itacaré, no sul do estado, a estimativa era de 50 mil turistas, com programação que incluiu 60 atrações, entre fanfarras e blocos culturais.
Em Cairu, onde fica Morro de São Paulo, a movimentação foi marcada pela presença de visitantes baianos, paulistas, mineiros e estrangeiros.
No oeste, Barreiras registrou 100% de ocupação hoteleira no domingo (15). A programação ocorreu em três circuitos e contou com atrações como Psirico, Xanddy Harmonia e Igor Kannário.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, a média de ocupação alcançou 88%. O carnaval de rua da cidade completou 10 anos, reunindo moradores e turistas, que também aproveitaram os atrativos naturais da região.
Fonte:Por, Bruna Castelo Branco e João Tramm/Aratuonline - 18/02/2026 16h:35
0 comentários:
Postar um comentário