terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Brasil: Com a greve da polícia, comerciantes fecham as portas em Fortaleza temendo arrastões

A apreensão tomaram conta nesta terça-feira das principais cidades do Ceará. Com policiais e bombeiros em greve desde o último dia 29, escolas, postos de saúde e comércio fecharam as portas com medo da insegurança. Por conta disso, o comando de greve dos policiais e bombeiros militares do Ceará decidiu, em assembleia, colocar 30 viaturas à disposição do Exército.

Foto:Jarbas Oliveira/Folhapress
Comerciantes fecham as portas com medo de arrastões em Fortaleza, devido à greve dos policiais
Comerciantes fecham as portas com medo de arrastões em Fortaleza, devido à greve dos policiais

De acordo com o comando de greve, o objetivo é garantir a segurança da população do Estado. A informação foi divulgada no site da Acsmce (Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará).
Desde o início do movimento grevista, há cinco dias, os policiais estavam retendo viaturas militares, o que impede a realização de rondas e piora a situação de insegurança.
Segundo o movimento grevista, a cessão de viaturas para uso do Exército demonstra à sociedade brasileira que a reivindicação dos militares "é pacífica, ordeira e está aguardando um diálogo com o governo estadual".
TENSÃO
Em várias cidades, os estabelecimentos comerciais estão fechados devido ao temor de arrastões, assim como órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça do Ceará.
Em Fortaleza, os boatos de arrastões chegam a indicar locais e horários onde ocorrerão os assaltos. Nesta terça-feira, o medo se espalhou pelas lojas, quiosques, barracas na praia e restaurantes. Todos fecharam antes do meio-dia, atrapalhando os planos de turistas que visitam a cidade.
O clima de tensão começou já na noite de segunda-feira, quando bares em pontos turísticos ameaçaram fechar mais cedo.
Foto:Jarbas Oliveira/Folhapress
Carros do RONDA, policiamento militar do Estado do Ceará, com pneus vazios em Fortaleza
Carros do RONDA, policiamento militar do Estado do Ceará, com pneus vazios em Fortaleza

JUSTIÇA
Uma liminar do Tribunal de Justiça do Ceará determinou a suspensão da greve dos policiais e bombeiros militares do Estado e seu retorno imediato ao trabalho.
A liminar foi expedida na segunda-feira (2). Na decisão, a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda aceitou o argumento do Estado do Ceará de que os manifestantes não têm direito à greve, pois exercem funções consideradas essenciais à população, como prevê a Constituição Federal.
"Embora reconhecendo o direito dos militares em buscar a melhoria de suas condições de trabalho, não se pode perder de vista a supremacia do interesse público e a necessidade de se dar continuidade ao serviço essencial, assegurando o atendimento sem prejuízo à comunidade", escreveu.
A magistrada também determinou a reintegração de posse de veículos oficiais, quartéis e demais prédios ou instalações militares que estejam com os grevistas.
Em caso de descumprimento da decisão, ela fixou multa diária de R$ 15 mil para cada uma das associações e de R$ 500 para cada militar.
Ao pedir o retorno dos grevistas ao trabalho, o Estado sustentou que o movimento causa "evidente abalo à segurança pública" e disse ainda que os manifestantes retiveram ilegalmente veículos da PM, inviabilizando o acesso aos quartéis invadidos, e apropriaram-se indevidamente dos bens públicos.
Os militares afirmam que vão continuar a paralisação mesmo após a decisão judicial.

Fonte: agência Brasil e folhaonline.

0 comentários:

Postar um comentário