quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Economia: BC mantém taxa selic em 7,25%


Após dez reduções seguidas na taxa básica de juros (Selic), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na noite desta quarta-feira a manutenção da taxa a 7,25%, menor patamar histórico - o mesmo anunciado na reunião de outubro de 2012.
A manutenção vem de encontro com previsões de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC que diziam acreditar que os membros do colegiado iriam manter a taxa básica de juros no menor patamar. Os economistas apostavam, ainda, que a taxa vai continuar neste nível em 2013.
Segundo o BC, a decisão foi unânime. "Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear", diz nota.


As dez quedas consecutivas promovidas pelo governo visavam dar força à economia nacional - impactada em 2012 pelo desempenho frágil da economia mundial. Para o ano que vem, a expectativa dos economistas é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial, fique em 5,4%, também acima do estimado pelo governo. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirma que no ano que vem a inflação vai convergir para o centro da meta.


A estimativa de crescimento da economia brasileira sofreu redução para 2012 e 2013. O mercado espera que o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, cresça 1,5%, ante previsão de 1,52%. Para o ano que vem, a expectativa é de alta de 3,94%.


Fonte:portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário