sábado, 2 de novembro de 2013

Mundo: EUA divulga foto do atirador do aeroporto de Los Angeles

                                                                              Divulgação

Um homem armado com um fuzil assassinou ontem um agente da administração da Agência de Segurança de Transporte e feriu outras seis pessoas - uma delas estaria em estado grave - ao abrir fogo na área de checagem do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Los Angeles, o sexto maior do mundo em movimentação de passageiros. 
 
O atirador, que corria em direção ao interior do aeroporto,  foi baleado e detido pela polícia. O motivo para o ataque não havia sido esclarecido pelas autoridades até o fechamento desta edição. Porém, foi descartado que o atirador tenha agido em conjunto com outras pessoas ou que ele pertencesse a grupos terroristas.
Para se chegar a essa conclusão foi realizada uma varredura em todas as áreas do aeroporto, obrigando a evacuação de parte do prédio, a paralisação do tráfego aéreo e o isolamento das áreas vizinhas. Aos poucos, contudo, pousos e decolagens voltaram a ser liberados. 

Fontes policiais ouvidas pelas agências NBC News e Associated Press identificaram o autor como sendo Paul Anthony Cianca, de 23 anos. Ao contrário do que foi noticiado, ele nunca integrou o quadro da Agência de Segurança de Transportes (TSA, na singla em inglês). A informação não foi confirmada oficialmente. 

O nome das vítimas não foi divulgado, mas a morte do agente foi confirmada em nota emitida pelo administrador da TSA, John S. Pistole. “Estou profundamente triste em informar que um funcionário da TSA foi baleado e morto hoje (ontem) durante o plantão no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Outros funcionários da TSA também ficaram feridos no tiroteio. Nossos pensamentos e orações vão para aqueles que foram feridos e seus entes queridos”, escreveu. 
O tiroteio assutou os passageiros e usuários do terminal, provocando corre-corre e tumulto. Entre os passageiros estavam os cearenses Halder Gomes e Edmilson Filho, que foram divulgar o filme Cine Holliúdy em Los Angeles. No Facebook, eles declararam passar bem apesar do susto. “Pra avisar que estamos no LAX - Los Angeles Int. Airport -, mas está tudo bem. Pra quem não tá sabendo, houve um tiroteio com vítimas e o aeroporto foi fechado”, contou Gomes.

Edmilson, que mora em Los Angeles, gravou um vídeo informando sobre o ocorrido. De acordo com o ator, ele estava indo deixar Halder Gomes, diretor do filme, quando viram o movimento próximo ao local. “São 12 helicópteros, 55 carros de polícia”, descreveu, para depois fazer piada afirmando que a Ronda do Quarteirão e o Bruce Willis [astro de Duro de Matar 2, cujo roteiro se resume a luta de um policial para libertar um aeroporto do controle de terroristas] estavam ali. 

Já no Twitter, Tory Belleci, um dos apresentadores do programa de televisão Mythbusters (Caçadores de Mitos, no Brasil), que estava no local, publicou uma foto do momento em que o aeroporto foi evacuado e escreveu: “Disparos de tiros foram ouvidos e então todo mundo começou a correr pela porta. Não tenho certeza se alguém ficou ferido”. 

À emissora de TV americana ABC, a passageira Terry Malloy declarou ter ficado assustada com a reação dos demais passageiros. “Ouvi o alarme de segurança disparar. Achei estranho, até que vi as pessoas correndo em todas as direções (...) e funcionários de empresas aéreas se esconderem atrás de seus balcões”. 
Outra testemunha, Jack Cave, disse à mesma emissora que estava no balcão de atendimento de uma companhia aérea quando escutou cerca de dez disparos. “Todos nós nos agachamos, e eu me joguei atrás da área de bagagens. Daí (autoridades) chegaram e nos tiraram do terminal”.

Caos em larga escala

Segundo descrição do chefe de polícia de Los Angeles, Patrick Gannon, o atirador chegou ao aeroporto por volta das 9h30 da manhã (14h30 de Brasília) e, na área de checagem, sacou o fuzil de uma sacola e começou a atirar. Em seguida, correu para o interior do aeroporto e foi atingido por um tiro disparado por um oficial. 
O tiroteio provocou tumulto entre os passageiros e o cenário do aeroporto foi descrito por Gannon como de um “caos em larga escala”. Na mesma entrevista, o chefe de polícia elogiou a ação dos policiais e disse que a reação rápida foi possível graças à simulação de ataque feita no mesmo aeroporto dias atrás. 
O Aerporto Internacional de Los Angeles é o terceiro maior dos EUA, atrás do de Atlanta e do de Chicago. Em 2012, registrou movimento de 63.688.121 passageiros. 

Fonte:Flavio Oliveira c/agências

0 comentários:

Postar um comentário