quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Educação: Ufba reivindica revisão no corte de bolsas do CNPq










Após o anúncio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de cortes de 20% no sistema de bolsas para iniciação científica (IC), a reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), divulgou uma carta aberta ao presidente do CNPq, solicitando uma reconsideração dos cortes. As reduções iniciaram este mês e representaram uma perda de cem bolsas de IC para a Ufba. 
No documento, a universidade alega que os cortes trazem sérios transtornos aos bolsistas, que já foram selecionados e contam com este auxílio financeiro. "A possibilidade de um retrocesso nesta seleção colocaria em risco a confiança mútua que move a comunidade universitária no trabalho de Iniciação Científica", afirma a carta. Além disso, a Ufba destaca que os cortes ameaçam as políticas de expansão e inclusão, afetando a qualidade da educação fornecida pela instituição.
De acordo com o CNPq, os cortes foram aplicados em todas as universidades federais do país, e há perspectiva de haver mais reduções no ano que vem. Sobre o pedido de reconsideração, as possibilidade de ser atendido não são grandes, visto que os cortes de bolsas não foram exclusivas para a Ufba. Informações do Correio da Bahia.
Imagem:google

0 comentários:

Postar um comentário