quinta-feira, 31 de maio de 2018

Ensino Superior: Mais duas universidades portuguesas passam a aceitar nota do ENEM


Resultado de imagem para universidade Lusíada em Portugal
reprodução/google
nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passa a ser aceita como critério de ingresso em duas novas universidades portuguesas: Universidade Lusíada e a Universidade Lusíada-Norte. Situadas na capital, Lisboa, ambas integram a lista de Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem acordo interinstitucional de cooperação com o Brasil e passam a receber estudantes brasileiros que queiram cursar a graduação em Portugal. Já são 34 IES participantes no total.
No último mês, dados compilados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC), indicaram que pelo menos 1,2 mil brasileiros usaram a nota do Enem e foram cursar o ensino superior em Portugal. A informação foi divulgada com base em relatórios consolidados de 23 universidades entre as 29 que haviam firmado até então um acordo interinstitucional de cooperação com o Brasil.
Até o momento, a Universidade do Porto é a IES com a maior quantidade de brasileiros que ingressaram com a nota do Enem (316), seguida pela Universidade de Algarve (308) e pela Universidade da Beira Interior (173). A previsão é de que o número de estudantes no país seja superior ao anunciado uma vez que seis instituições ainda não haviam consolidado os dados até o fechamento do relatório. É o caso da Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Fernando Pessoa, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Setúbal.
Beatriz Chamusca, estudante do segundo ano de Direito na Universidade de Coimbra (UC), destaca que conseguir a pontuação e alcançar a aprovação não é tão difícil quanto muitos imaginam. “Consegui ingressar no curso que pretendia. Eu foquei bastante nos estudos e tirei uma boa pontuação. Foi preciso converter a nota do Enem e transformá-la na nota portuguesa, que varia de acordo com o curso”, detalha a estudante.
Uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do mundo, a UC foi fundada em 1920 e foi a primeira universidade portuguesa a firmar o acordo interinstitucional de cooperação com o Brasil, em 2014. Embora a relação entre os países seja histórica, há várias diferenças. “Apesar de a língua ser a mesma, há uma mudanças no vocabulário e na pronúncia. No início, foi um pouco difícil, pois é tudo muito diferente, inclusive a cultura de estudo. Lá é comum estudar em cafés ao sair das aulas”, exemplifica Chamusca, que sempre quis estudar fora do Brasil ao finalizar a educação básica.
Os acordos interinstitucionais de cooperação foram possibilitados pela legislação portuguesa por meio do Decreto-Lei n. 36, de 10 de março 2014, criado para regular o estatuto do estudante internacional (que não tem a nacionalidade portuguesa). O Decreto “aplica-se a todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas” com exceções como a Universidade Aberta e escolas de ensino superior militar e policial. Desde então, tais acordos passaram a ser firmados com o Brasil.
Estudar no exterior é o desejo de muitos brasileiros, ainda que não tenham a opção de usar a nota do Enem. É o caso de Marina Rocha, graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que deseja cursar o mestrado em Portugal. “Escolhi Portugal porque as universidades dão muito mais incentivo para os brasileiros estudarem lá do que quaisquer outras e ainda oferecem ajuda de custo para estudantes selecionados”, destaca.
Entre as instituições pesquisadas, a Universidade de Lisboa tem a sua preferência. “O custo da pós-graduação é menor além de ofertar o mestrado em Treino de Alto Rendimento, área que eu mais quero estudar”, completa por Rocha, de 22 anos. Além dos fatores citados, a cultura do local e a sua proximidade com outros países são os principais atrativos, na opinião da educadora física, que abrirão portas para a o enriquecimento das experiências.

Fonte:Acorda cidade

0 comentários:

Postar um comentário