sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Bahia: Planserv não será privatizado, diz secretário após propagação de fake news


Planserv não será privatizado, esclarece secretário de comunicação após propagação de fake news
foto:reprodução
Um boato de que o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) será privatizado se propagou nas redes sociais nos últimos dias. 
Em entrevista ao Acorda Cidade o secretário de Comunicação do Estado da Bahia, André Curvello, afirmou que governo não tem intenção de privatizar o plano de saúde.
“A verdade é a seguinte: O Planserv não será privatizado. Recentemente fizemos uma campanha de esclarecimento, inclusive, utilizamos a expressão é mentira que o Planserv vai ser privatizado. A verdade é que o Planserv está cada vez mais forte e o governo garantiu que não será privatizado, pelo contrário, o Planserv está passando por um processo de modernização e tem garantido a sua sustentabilidade. Faz todos os pagamentos rigorosamente em dia para os prestadores, e está implantando o cartão virtual”, afirmou.
O secretário informou que a fake news já estava circulando e se intensificou depois do anúncio de que o governo contratou, por meio de licitação, uma empresa para desenvolver um sistema de gestão para aprimorar a tecnologia. O novo software otimizou o fluxo operacional com os cerca de 1,4 mil prestadores da rede credenciada.
“O plano é 100% do estado e não existe qualquer tipo de perspectiva de privatização. Neste período eleitoral é muito comum o aumento das fake News. É impressionante como eles vão desenvolvendo uma tecnologia que induz a pessoa a acreditar no que está lendo. Recentes artigos de estudiosos apontam o Brasil como o país do mundo com o terreno mais fértil para a propagação da fake news já que o Brasil é um dos países que mais têm aparelho celular. O Planserv é um dos maiores planos do Brasil, e é o maior do Nordeste com 512 mil vidas. O plano está cada vez mais forte e querendo prestar um serviço melhor ao seu credenciado”, declarou.
O secretário destacou que uma nova Central de Relacionamento foi criada, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, e que o plano foi premiado pela terceira vez consecutiva como a melhor Operadora de Autogestão no Benchmarking, a maior premiação do trade na região Nordeste. Ele destacou também que a polícia está investigando a origem da fake news.
“O Plaserv ganhou de novo um premio de abrangência nacional como o melhor operador de autogestão. Pedimos o apoio de todos para combater essa fake news. Não sei que tipo de interesse é que existe para tentarem manchar a imagem do Planserv que é um plano espetacular. Estamos atentos para isso inclusive acionamos a polícia e mais cedo ou mais tarde esses criminosos serão devidamente punidos. Eles espalharam a falsa informação com a logomarca do Planserv. Os criadores de fake news usam da boa fé de pessoas desavisadas para semear as noticias falsas. Precisamos está atentos para essas notícias falsas nas redes sociais e neste período eleitoral elas aumentam”, reforçou.
Em termos de tecnologia, segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, o Planserv implantou a inclusão on-line de recém-nascidos, o cadastro eletrônico para novos beneficiários (em municípios que não dispõem de SAC) e o cartão virtual. Com a contratação, neste ano, de uma empresa de aprimoramento de planos de saúde, um novo site e um novo aplicativo permitiram ampliar o acesso dos beneficiários.

Também foi implantado um novo modelo de auditoria, com visitas beira-leito, acompanhamento de cirurgias e discussão de casos com médicos especialistas. Conforme a secretaria, o objetivo foi acompanhar os serviços prestados pela Assistência de forma mais efetiva e também assegurar o bom investimento dos recursos financeiros. 
fonte:Acorda Cidade

0 comentários:

Postar um comentário