domingo, 18 de novembro de 2018

Bahia: Parque Pau Brasil será privatizado


Imagem relacionada
foto:reprodução/google

Parque Nacional do Pau Brasil, localizado a 35 quilômetros do centro de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, deve ter o processo de privatização concluído até o fim deste ano. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a licitação lançada em agosto prevê a contratação de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza.
Serão delegados à iniciativa privada serviços de cobrança de ingressos, transporte interno, estacionamento de veículos, lanchonetes, loja de conveniência, espaço do ciclista, centro de visitantes, espaço de campismo, tirolesa e passarelas suspensas. A empresa vencedora poderá explorar os serviços por quinze anos. Nesse período, terá que fazer investimentos de R$ 7,2 milhões na estrutura da unidade de conservação, gerida pelo ICMBio.
No Parque Pau Brasil, encontram-se exemplares da espécie que deu nome ao país e está na história do Descobrimento. A árvore é um dos símbolos nacionais e é homenageada no calendário de datas festivas, o 3 de maio, Dia Nacional do Pau-Brasil. Além do maior remanescente natural da espécie, o parque, com mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica preservada, os visitantes encontrarão trilhas sinalizadas e mirantes de observação para apreciar as belas paisagens naturais do local.
Plano de privatização 
De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, o governo de Michel Temer entregará à equipe de transição de Jair Bolsonaro um plano para privatizar nove parques nacionais. A ideia é aliar a preservação ambiental ao turismo. Atualmente, das 324 unidades de conservação no país, só 53 estão abertas à visitação. As quatro já concedidas à iniciativa privada são responsáveis por 60% do ecoturismo no Brasil.
Além da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e do Parque Pau Brasil, na Bahia, que estão com licitações adiantadas, outros parques nacionais podem ser privatizados por até 20 anos, a exemplo da Serra da Canastra, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional de Jericoacoara.

fonte:Bnews 18/11/18 -11:40min.

0 comentários:

Postar um comentário