segunda-feira, 22 de maio de 2023

Curitiba: TRF-4 afasta Eduardo Appio de processos da Lava Jato

                                   

Tribunal ainda não divulgou votos completos e a justificativa que embasa a decisão

  foto:Justiça Federal/reprodução

O Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afastou, nesta segunda-feira (22), o juiz federal Eduardo Appio de sua jurisdição na 13ª Vara Federal de Curitiba. Com a decisão, na prática, Appio não poderá mais conduzir os processos da operação Lava Jato.

Ao afastar o juiz, o TRF-4 atendeu a uma representação protocolada pelo desembargador Marcelo Malucelli, da 8ª turma do tribunal, que alegou "ativismo político" de Appio pelo fato do juiz ter telefonado para o seu filho, João Eduardo Barreto Malucelli, fora do horário de expediente (por volta do meio-dia).

Na ligação, Appio teria questionado se João era mesmo filho do desembargador, que interpretou a abordagem como uma "ameaça". O juiz, agora, terá 15 dias para apresentar sua defesa. 

Malucelli é o desembargador que, recentemente, tentou impedir o depoimento de Rodrigo Tacla Duran à 13ª Vara Federal e que tentou retomar a ordem de prisão contra o ex-advogado da Odebrecht, que acusa o senador Sergio Moro e o ex-deputado Deltan Dallagnol de integrarem um esquema de extorsão de investigados da Lava Jato

À Fórum, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que a decisão do TRF-4 de afastar Appio mostra que "a Lava Jato ainda não acabou"

"Genro" de Moro 

O desembargador Marcelo Malucelli é pai do advogado João Eduardo Malucelli, que integra, como sócio, a Wolff & Moro Sociedade de Advogados, escritório de advocacia de Sergio Moro e sua esposa, a deputada federal Rosângela Moro (UB-SP). 

A proximidade não para por aí. João Malucelli, filho do desembargador que mandou prender Tacla Dura, é "genro" de Moro -  ele namora a filha do ex-juiz e hoje senador com Rosângela, a jovem Júlia Wolff Moro, que tem 22 anos. 

Recentemente, Marcelo Malucelli se declarou suspeito para analisar casos da Lava Jato.

Fonte: Revista Fórum - 22/05/2023

0 comentários:

Postar um comentário