O jornal norte-americano New York Times publicou, na última quarta-feira (8/1), um editorial onde traz a visão do veículo sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que trouxe detalhes sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
No texto intitulado como “O Brasil está em grande perigo. Essas 1,105 páginas provam isso”, o portal americano reforça sua tese que o Brasil teve a democracia ameaçada com base no relatório da Polícia Federal.
“O fruto de dois anos de investigação, esses relatórios tão aguardados descrevem com detalhes surpreendentes um plano para derrubar o governo eleito”, diz trecho do texto.
O editorial define o ato de 8 de janeiro de 2023 como caos, “quando apoiadores de Jair Bolsonaro, muitos vestidos com camisetas amarelas de futebol, atacaram edifícios governamentais na capital”. O texto reforça que o relatório da PF deixa claro que todo o planejamento visava manter o ex-presidente no poder.
A publicação ainda comenta sobre a tentativa de assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
“O mais chocante é que o plano envolvia assassinatos. (…) Também havia planos para sequestrar e provavelmente matar um ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que lidera muitas das investigações sobre o movimento de extrema-direita do país.
Por fim, o editorial diz que “o realmente assustador não é o quão perto estivemos de ver nossa democracia destruída em 2023, mas o fato de que isso pode acontecer novamente — e ter sucesso”.
“Talvez o melhor lugar para começar seja com os assassinatos planejados. Não precisamos usar nossa imaginação, pois, de forma útil, os conspiradores escreveram tudo.”
fONTE: José Augusto/Metrópoles 10/01/2025
0 comentários:
Postar um comentário