domingo, 11 de maio de 2025

Brasil: Vice Alckmin diz que uma honra ser enviado à posse do papa Leão XIV


                                              foto:O último encontro que Alckmin teve com o então papa Francisco -foto:Instagram/reprodução

 São Paulo — O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, neste domingo (11/5), que “será uma honra” representar o Brasil na missa de posse do papa Leão XIV, a ser celebrada no próximo 18 de maio na Praça de São Pedro, no Vaticano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que enviaria Alckmin ao evento enquanto cumpre agenda externa em visitas à Rússia e à China.

“O Brasil é o maior país católico do mundo. Nós, latino-americanos, termos um papa que nasceu nos Estados Unidos, mas passou a vida no Peru, ficamos muito felizes”, disse Alckmin a jornalistas. “O presidente Lula me solicitou e irei. Será uma honra representar o nosso país na posse do papa.”

A declaração foi dada a jornalistas na 5ª Feira da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que acontece no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo.

Alckmin, um católico fervoroso declarado, acredita que Leão XIV dará continuidade ao trabalho do papa Francisco, morto em 21 de abril deste ano. “Leão XIV é uma referência ao papa Leão XIII, que foi quem fez a encíclica Rerum Novarum, que estabeleceu as bases doutrinárias da justiça social. Eu tenho certeza de que o papa Leão XIV será um papa contemporâneo do nosso tempo”, afirma o presidente em exercício.

“A primeira mensagem dele foi a paz. Acho que ele vai ter um papel importante no diálogo, na aproximação entre as regiões, na aproximação entre os povos. É o papa da esperança e contemporâneo da questão climática, da justiça social.”

Fonte: Metrópoles c/adaptações  11/05/2025


0 comentários:

Postar um comentário