Foto:reprodução
Durante a cerimônia, Olívia destacou a importância da artista para a cultura baiana e para a valorização da ancestralidade negra. “Ao homenagear Alcione, a ALBA celebra a nossa ancestralidade, a musicalidade e a força da mulher negra. Alcione é símbolo de resistência e tem uma relação profunda e afetiva com a Bahia, cantando obras de nossos compositores e exaltando nossos grupos culturais”, afirmou a parlamentar.
Natural de São Luís (MA), Alcione, também conhecida como “Marrom”, é cantora, trompetista e clarinetista. Filha do maestro João Carlos Dias Nazareth, que comandou a banda da Polícia Militar do Maranhão, iniciou a carreira aos 9 anos, tocando instrumentos e cantando nas festas familiares.
A solenidade reuniu nomes importantes da música, da cultura e da política baiana, como os compositores Edil Pacheco, Tonho Matéria, Walmir Lima, Nelson Rufino e Jota Veloso, além das cantoras Juliana Ribeiro, Gal do Beco e Aila Menezes. Também participaram a atriz Gessy Gesse, o agitador cultural Clarindo Silva, os secretários estaduais Bruno Monteiro (Cultura), Augusto Vasconcelos (Trabalho) e Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial), além da influencer Tia Má, da deputada federal Alice Portugal e dos deputados estaduais Robinson Almeida e Cláudia Oliveira.
Fonte: Aratu on - 27/05/2025
0 comentários:
Postar um comentário