foto:Via Getty Images/reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as tropas norte-americanas bombardearam três instalações nucleares no Irã, nesse sábado (21/6). O caso acontece em meio ao embate entre Irã e Israel. Dias antes, a Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou que quaisquer intervenções militares adicionais poderiam ter consequências enormes.
Trump, no entanto, seguiu adiante com o plano e confirmou ataque a três das principais instalações nucleares do Irã. O anúncio foi feito por pelo mandatário norte-americano pelas redes sociais.
“Concluímos nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de bombas foi lançada na instalação principal, Fordow”, escreveu na Truth Social.
Em seguida, durante pronunciamento na Casa Branca, o presidente dos EUA manteve o tom bélico e ameaçou fazer novas investidas, caso o Irã recuse acordos de paz.
“O Irã, o tirano do Oriente Médio, precisa agora fazer a paz. Se não o fizer, os ataques futuros serão muito maiores e muito mais fáceis”, disse Trump. “Isso não pode continuar. Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se de que ainda há muitos alvos”, acrescentou.
Ataques dos EUA
Fordow, uma das instalações subterrâneas afetadas pelo ataque dos EUA, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos nucleares.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou a ação militar de Donald Trump e agradeceu os ataques norte-americanos contra as instalações nucleares do Irã.
“O presidente Trump e eu costumamos dizer: ‘Paz pela força’. Primeiro vem a força, depois vem a paz. E esta noite, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força”, disse Netanyahu.
0 comentários:
Postar um comentário