foto:reprodução
O professor Carlos Alberto de Carvalho Fraga, de 38 anos, encontrado morto dentro de casa no bairro Massaranduba, em Arapiraca, nesta segunda-feira, 9, construiu uma trajetória marcada pela atuação acadêmica e pela produção científica na área da saúde.
Docente adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Carlos integrava o Centro de Ciências Médicas do campus Arapiraca, onde atuava no curso de Medicina. Ele também fazia parte do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas e do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, além de já ter exercido a função de vice-coordenador do curso.
Natural de Minas Gerais, Carlos era bacharel em Biologia pela Universidade de Montes Claros (MG). Concluiu mestrado e doutorado em Ciências da Saúde e realizou intercâmbio no Max-Delbrück Center for Molecular Medicine, na Alemanha, um dos centros de referência mundial em pesquisa biomédica. Ele ingressou como docente da Ufal em 2017.
O professor mantinha colaboração científica com o pesquisador Alexander Birbrair, da Universidade de Wisconsin–Madison, nos Estados Unidos. A parceria tinha como foco o estudo do microambiente tumoral, especialmente as interações entre células cancerígenas, células do sistema imunológico e a matriz extracelular, buscando compreender a progressão do câncer e a resposta a terapias.
Fonte: ExtrAlagoas - 09/02/2026
0 comentários:
Postar um comentário