sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Território de Irecê: Governador inaugura complexo Industrial em Jussara

Sob um sol escaldante, o governador Jacques Wagner chegou pontualmente às 14 horas do dia 03 ao município de Jussara, para a inauguração do Complexo Industrial local, resultado de treze anos de sonhos e luta dos pequenos criadores organizados numa associação e numa cooperativa de pequenos criadores de ovinos e caprinos.
Acompanhado de prefeitos, deputados e secretários de estado, o governador foi recebido por aproximadamente mil pessoas e imediatamente descerrou a placa inaugural conjuntamente ao presidente da Cooperj – Cooperativa dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Jussara e do prefeito de Jussara. Em seguida visitou as instalações do complexo que envolve quatro segmentos da cadeia produtiva da caprinovinocultura: frigorífico, laticínio, curtume e artefatos de couro.
Por volta das 15 horas, o governador foi para o palanque instalado no centro da cidade, onde foram realizados os pronunciamentos e o anúncio de novas obras no município, como a pavimentação frontal do complexo industrial, com sua drenagem interna e externa, além de três sistemas simplificados de abastecimento de água, que vai beneficiar três comunidades rurais.
TREZE ANOS - O presidente da Cooperj, Vanderlan Pereira, abriu a solenidade fazendo uma síntese da luta dos cooperativados até chegar àquele momento, que ele destacou como uma realização histórica e uma importante conquista do povo de Jussara, da região e do governo do estado.
“Foram treze anos de luta e sacrifícios, muito trabalho das sucessivas diretorias, de esperanças e desesperanças de alguns companheiros, que não entendiam a demora para começarmos a operacionalizar. Foram treze anos de persistência e hoje inauguramos o nosso complexo industrial, uma obra com quatro segmentos de produção, com investimentos de aproximadamente 3,5 milhões de Reais e uma enorme vontade e compromisso dos cooperativados e parceiros que resistiram na luta”, disse o dirigente da cooperativa, afirmando que já inicia as atividades segunda-feira –se a ADAB autorizar-, com contratos de 130 mil quilos de carne para a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento e 80 mil litros de iogurte para o Fome Zero.
O governador Jacques Wagner (PT) ressaltou que a sua maior felicidade é oferecer condições para o homem garantir o sustento da família com o suor do seu trabalho. “Temos hoje, instituído no Brasil, o programa Bolsa Família, que é muito bom e necessário para diminuir o sofrimento das pessoas que mais precisam. Mas tenho certeza que cada família gosta mesmo é de produzir o seu próprio sustento e é por isso que aqui estamos e é por isso que estou muito feliz em entregar esta obra, a qual vai permitir aos criadores deste município, melhorar a sua renda. Estou mais feliz ainda pelo fato de que estou participando de um projeto do povo, construído pelo povo, que fecha aqui um ciclo da organização da sua cooperativa, iniciativa que tem a minha simpatia como instrumento de organização da sociedade econômica”, disse o governador, salientando que independentemente das opções políticas dos prefeitos, vai continuar realizando as obras para as pessoas que realmente precisam.
Ao lado de muitos prefeitos do PT e do PMDB e dos deputados Reinaldo Braga e Gilberto Brito, Jaques Wagner comentou que não gosta de político traíra, desleal. “Estou aqui entregando uma obra do povo, para o povo, com recursos do Estado e do Governo Federal, aqui não é obra de deputado, prefeito, vereador, secretário… é do povo, e quero agradecer a todos os companheiros e companheiras que participam da construção do nosso projeto político. Sou companheiro dos companheiros da primeira hora, mas os que chegam para nos ajudar chegam pela porta da frente. Digo mais, não gosto de político traíra, desleal, que muda de lado de acordo com a conveniência do momento”.
O prefeito Ronaldo Almeida (PMDB), agradeceu ao governador e disse que percebe na Bahia uma nova realidade político-administrativa. “Agora a gente começa ver as coisas acontecendo e é por isso Wagner, que estou aqui, para lhe agradecer pelas obras realizadas e anunciadas em Jussara”, disse o prefeito.
PRESENÇAS – Além e vários gestores de instituições do Estado, empresários, vereadores e lideranças comunitárias, se fizeram presentes ao ato: os secretários Afonso Florence, Ruy Costa e Valmir Assunção, os prefeitos de Gentio do Ouro, Ivonilton (PMDB); de Uibaí, Pedro Rocha (PT); de Irecê, Zé das Virgens (PT); de Barra do Mendes, Dr. Neu (PR); de Lapão, Hermenilson Carvalho (PMDB); de Central, Leo Santana (PT); de Iraquara, Edimário (PT); os vice-prefeitos Mimi (PR), de Presidente Dutra, de Jussara, Hailton Mendes (PV) e o de São Gabriel, Francisco da Silva Liu (PV) e o ex-prefeito e Irecê, Joacy Dourado (PT).

Fonte:Redação Cultura e realidade/Irecê
c/ajustes blogueiro
Foto:Cr

0 comentários:

Postar um comentário