Depois de participar do Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus, o cineasta canadense James Cameron promete escrever uma carta ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. No documento formal, o diretor de grandes sucessos, como Avatar e Titanic, promete dar uma bronca daquelas no popular governante.
Enquanto esteve no Brasil, Cameron se reuniu com representantes dos povos do Xingu e conversou com eles sobre as intenções do governo federal de dar início ao projeto da hidrelétrica de Belo Monte (PA). Após a reunião, o cineasta constatou que a usina não tem condições de ser construída como está sendo e deve pautar seu contato com o presidente brasileiro neste assunto. “Não sei se ele vai ler, mas eu vou enviá-la (a carta). Visitei os moradores afetados por essa obra e vi o quanto eles serão prejudicados. O que puder fazer por aquelas pessoas, eu farei", disse Cameron, que espera que o projeto seja suspenso, por temer um desastre ambiental na Amazônia. O diretor comparou ainda a situação da população local com a do povo Na’vi, de Avatar. Segundo o cineasta, os dois povos sofrem com ameaças e injustiças.
O governo, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto e segue com as etapas para que o leilão de Belo Monte aconteça no dia 20 de abril. Qualquer mudança no leilão foi descartada por Márcio Zimmermann, novo ministro de Minas e Energia, empossado na quarta-feira (31).
Fonte:José Mion/Bahianotícias
Foto:Reprodução
0 comentários:
Postar um comentário