sábado, 18 de fevereiro de 2012

Brasil: Morre o ex- Presidente do STF Maurício Corrêa

Mauricio tinha 77 anos -Foto:Reprodução/divulgação

Maurício Corrêa, ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, faleceu ontem(17) aos 77 anos, de parada cardíaca no Hospital Brasília, localizado no bairro do Lago Sul. Nascido em 9 de maio de 1934 em São João do Manhuaçu, Minas Gerais, ele foi senador da República, ministro do governo Itamar Franco e, nos últimos anos, atuava como advogado junto aos tribunais superiores.


Ele se submeteu a procedimento cirúrgico esta semana e hoje teve uma oarada cardio-respiratória. Corrêa militou durante muitos anos no PDT e foi personagem fundamental na política brasiliense. Tentou, sem sucesso, articular a própria candidatura ao governo do Distrito Federal nas últimas eleições. Ele passou a integrar o STF em 1994 e em junho de 2003 se tornou presidente da corte, cargo que ocupou até sua aposentadoria em maio de 2004.



Antes disso, exerceu advocacia em Brasília durante 25 anos, tendo sido dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF por onze anos, quando lutou pelo voto direto e participou de forma ativa da redemocratização do país. "Maurício Corrêa resistiu ao cerco da OAB-DF, no início dos anos 80, promovido pelo governo Figueiredo através do general Newton Cruz", lembrou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Em 1986, elegeu-se senador pelo DF e participou da Assembleia Constituinte. Foi ainda ministro da Justiça de 1992 a 1994, no governo de Itamar Franco. Em 2006, foi candidato a vice-governador na chapa da candidata Maria Abadia, que disputava a reeleição.


Fonte: Site do jornalista Claudio Humberto

0 comentários:

Postar um comentário