quarta-feira, 7 de maio de 2014

UNEB Jacobina vai ofertar 1ª Turma no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade




A  UNEB  -  UNIVERSIDADE DO ESTADO DA  BAHIA  oferece pelo Campus IV  na cidade de Jacobina, a primeira turma para o  Mestrado Profissional  em Educação e Diversidade.  Confira o Edital completo abaixo publicado no DOE de 07/05/14.


EDITAL N.º 039/2014

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna público a abertura das inscrições, no período de 02 a 21 de junho/2014, do Processo Seletivo para ingresso de alunos regulares (Período 2014.2) da primeira turma - no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade - MPED, no Departamento de Ciências Humanas – Campus IV – Jacobina - Bahia, aprovado pela Resolução CONSU/UNEB nº 964/2013 e recomendado pela CAPES em reunião do CTS de 09 a 11 de dezembro de 2013.

1 - DA NATUREZA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE:

a) Os objetivos:
O “Mestrado Profissional em Educação e Diversidade” tem como questão central a problemática da profissionalização dos educadores para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais da Educação Básica. Tem como objetivos:
- Trabalhar em favor da qualificação dos educadores para atuarem com as diversidades;
- Qualificar profissionais para intervir, pedagogicamente, nas realidades educacionais de diversidade e desigualdade social.
b) Área de concentração: Diversidade e profissionalização docente
c) Linhas de Pesquisa:
1) Formação, linguagens e identidades - Enfatiza a formação docente para atuar com as linguagens nas práticas educativas. Ocupa-se dos contextos sócios históricos e culturais de formação, relacionando-os com as linguagens, as identidades e as práticas culturais. Compreende a formação de educadores para a abordagem das diversidades culturais, considerando as tecnologias e os sistemas de comunicação em conexão com as identidades e transformações culturais.
2) Cultura escolar, docência e diversidade - Ocupa-se da formação e profissionalização dos educadores no contexto das diversidades em sua relação com a história, os espaços e as demandas sociais. Estuda a cultura escolar a produção de saberes, as instituições e as políticas de gestão e organização do trabalho educativo como lugar/meio de aperfeiçoamento docente. Aborda a relação da Universidade com a Escola Básica com vistas ao aprimoramento da docência e das aprendizagens.

2 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO

Estão habilitados à inscrição, no processo de seleção para a 1ª (primeira) Turma do Mestrado em Educação e Diversidade os candidatos que tenham concluído Curso Superior de Graduação, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. A inscrição do candidato portador de diploma de Curso Superior de instituição estrangeira está condicionada à apresentação de documento de revalidação e/ou equivalência, fornecido por uma instituição de educação superior brasileira, autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

3 - DAS VAGAS OFERECIDAS:


3.1 São oferecidas 40 vagas para ingresso no semestre letivo 2014.2, sendo distribuídos entre servidores da UNEB (05 vagas), para os profissionais do quadro de instituições parceiras (20 vagas) e demanda social (15 vagas).
3.1.1- As vagas destinadas a servidores da UNEB e/ou profissionais do quadro das instituições parceiras que não forem preenchidas, serão remanejadas para demanda social.
3.2 A Comissão de Seleção é composta pela Coordenação e professores do Programa e decidirá sobre os casos não previstos neste Edital, bem como julgará os recursos apresentados durante as etapas deste processo seletivo.
3.3 Em atendimento à Resolução n.º 468/2007/CONSU (D.O.E. de 16.08.2007) serão ofertadas 40% das vagas para candidatos negros e 5% das vagas para indígenas, que preencherem as condições e optarem pelo Sistema de Cotas.

4 -DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições serão realizadas no período de 02 a 21 de junho de 2014, exclusivamente por correspondência (via SEDEX). A inscrição deverá ser postada até o último dia previsto no cronograma (21 de junho de 2014). O envelope lacrado, com todos os documentos exigidos no Item 4.1 deste edital, deve ser identificado e enviado para o seguinte destinatário e endereço:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH-IV
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE (MPED)
AV. J.J SEABRA Nº 158, BAIRRO DA ESTAÇÃO.
CEP 44.700.000 - JACOBINA-BA.
4.1 - DOCUMENTAÇÂO PARA INSCRIÇÃO

Para efetivar a inscrição, será exigido o envio (por SEDEX) de envelope lacrado contendo a documentação abaixo discriminada, encadernada na ordem que segue:

a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (modelo disponível em www.mped.uneb.br)

b) Indicação da Linha de Pesquisa e opção por modalidade de vaga (formulários disponíveis em www.mped.uneb.br)

c) Cópia do Diploma de maior titulação (não é necessário autenticação);

d) Cópia do Diploma de graduação (não é necessário autenticação);

e) Cópia do Currículo Lattes, impresso diretamente na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

f) Cópia da Carteira de Identidade – RG (não é necessário autenticação);

g) Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF (não é necessário autenticação);

h) 1 (uma) foto 3X4 recente;

i) Comprovante (original) do depósito de pagamento referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), no Banco do Brasil S/A, Agência 3832-6 Conta Corrente 991-810-8; Favorecido SCU BB UNEB - Jacobina

j) 3 (três) Cópias do anteprojeto de pesquisa aplicada à educação - encadernadas individualmente e separadas da documentação listada acima - de acordo com o item 6.2.1 deste edital.

l) Comprovação do vínculo institucional do candidato com o espaço de atuação profissional. O candidato deve apresentar também comprovação de vínculo com o locus da pesquisa, caso este não seja o mesmo da atuação profissional;
4.1.2 Não serão homologadas as inscrições no caso da não apresentação de qualquer dos documentos acima mencionados, bem como não caracterizará motivo para apresentação de recursos.

4.1.3 Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição;

4.1.4 A documentação enviada para análise poderá ser devolvida até 30 dias após o término da seleção, na secretaria do Programa, caso seja do interesse do candidato. Findo este prazo, os documentos que não forem retirados, serão destruídos.

5- DA DISPENSA DA TAXA DE INSCRIÇÃO

A dispensa da taxa de inscrição será dada para servidores públicos vinculados à UNEB (técnico administrativo ou docente) e far-se-á mediante apresentação de cópia do contracheque, comprovando seu vínculo (servidor efetivo, servidor em Regime Especial de Direito Administrativo – Reda ou servidor em cargo comissionado). Será aceito o contracheque de um dos três últimos meses a partir do mês de publicação deste edital.

6 - DO PROCESSO SELETIVO: As informações a respeito do processo de seleção do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade serão fornecidas por meio dos telefones (74) 3621-46 18; 3621- 3337 Ramal 38;  do e-mail mped@uneb.br , no mural do Mestrado e no sítio www.mped.uneb.br. Todas as fases da seleção serão eliminatórias.

6.1 - Os pedidos de inscrição só serão homologados mediante a comprovação, pela Comissão de Seleção, da documentação exigida neste Edital;

6.2 - As demais etapas avaliativas são 3 (três) como descritas a seguir:

6.2-1. ANTEPROJETO DE PESQUISA: após a homologação das inscrições serão avaliados os anteprojetos de pesquisa, obrigatoriamente aplicados à educação, no contexto das diversidades socioeconômicas e culturais. - O Anteprojeto de Pesquisa em três (03) vias deverá conter as seguintes especificações: ter no máximo 15 páginas (incluídas capa, sumário e referências), fonte 12, Time New Roman, espaço 1,5, papel formato A4, margens superior 3 cm, inferior 2,0 cm; esquerda 3,0cm e direita 2,0 cm. O Anteprojeto de Pesquisa contemplará os seguintes itens: Título; Apresentação; Justificativa; Objetivos; Problemática (reflexão sobre o tema e diálogo com bibliografia pertinente ao tema); Metodologia e fontes; Cronograma de pesquisa para 2 (dois) anos; Referências.
6.2-2.         PROVA ESCRITA: produção de um texto dissertativo argumentativo, de no máximo 05 (cinco) laudas (já contendo as referências utilizadas), de tema vinculado à Linha de Pesquisa indicada pelo candidato no ato da inscrição. A realização da prova escrita dependerá da aprovação do anteprojeto de pesquisa (primeira etapa). A prova escrita é eliminatória, será dissertativa conforme bibliografia indicada, e será realizada em 25 de julho de 2014, das 9 às 13 horas, no Departamento de Ciências Humanas - Campus IV – Jacobina - BA, conforme listagem de candidatos/sala a ser afixada na entrada do Campus. Recomenda-se aos candidatos chegarem ao local de prova com 30 minutos de antecedência (8 horas e 30 minutos) para identificação da sala. A avaliação da prova escrita observará capacidade de argumentação e de síntese, reflexão em torno das ideias apresentadas, retomada articulada e intencional do tema,  progressão e conclusão das ideias, domínio da modalidade escrita formal da língua e diálogo com a bibliografia pertinente. O resultado desta Etapa será divulgado, no dia 29 de julho de 2014 na Secretaria e no portal do Programa.

6.2-3.         ENTREVISTA: realização de uma entrevista com os candidatos aprovados na prova escrita sobre questões gerais em educação, pesquisa e vida profissional docente. Nesta etapa, será apreciado o Currículo Lattes do candidato - como forma de cotejar dados e subsidiar questões para entrevista. O currículo não será pontuado separadamente, embora seu conteúdo e as reflexões sobre ele sejam considerados como parte da entrevista. O agendamento das entrevistas ocorrerá por Linha de Pesquisa, a ser publicado no sítio e no mural do Programa, com datas e horários especificados.

7 - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Em todas as etapas da avaliação, serão mensuradas notas de zero a dez e aplicados os seguintes pesos:
a) Avaliação do anteprojeto de pesquisa: peso 03
b) Prova escrita: peso 04
c) Entrevista: peso 03
A nota final será o resultado do cálculo das notas atribuídas em cada etapa, devendo o candidato atingir no mínimo a média final 7.0 para ser classificado, respeitada a distribuição de vagas, segundo categorias mencionadas neste Edital.

8 – MATRÍCULA

8.1. A matrícula será realizada no período de 13 a 15 de agosto de 2014, na Secretaria do Programa mediante a apresentação e entrega dos seguintes documentos:
a) Formulário de matrícula (disponível em http://www.mped.uneb.br )
b) 01 foto 3x4;
c) Original e cópia da Carteira de Identidade;
d) Original e cópia do CPF;
e) Original e cópias do Título de Eleitor e comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, disponível em: (http://www.tre-ba.jus.br) e;
f) Original e cópia do Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino).
8.2. A documentação especificada deverá ser apresentada e entregue pelo candidato ou através de procuração simples na secretaria do Programa.
8.3. A não observância dos prazos estabelecidos implicará no cancelamento da matrícula.

9 - CRONOGRAMA

ETAPAS/ATIVIDADES
PRAZOS
Inscrições
02 a 21 de junho de 2014
Homologação dos pedidos de inscrição
30 de junho a 05 de julho de 2014
Avaliação do anteprojeto      
07 de julho a 19 de julho de 2014
Realização da prova escrita       
25 de julho de 2014
Resultado da prova escrita
29 de julho de 2014
Realização da Entrevista
31 de julho a 02 de agosto de 2014
Resultado final
08 de agosto 2014 de 2014
Matrícula
13 a 15 de agosto 2014
Aula Inaugural         
18 de agosto de 2014

10 – DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 – Após a divulgação dos resultados de cada etapa do processo seletivo os candidatos terão até 24 (vinte e quatro) horas para entrar com pedido de recurso junto à Comissão de Seleção.
10.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, à luz da legislação vigente.
10.3. Este edital entrará em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 05 de maio de 2014.

José Bites de Carvalho
Reitor


0 comentários:

Postar um comentário