sexta-feira, 29 de setembro de 2023

SP: “Lula acordou muito bem e já está conversando”, diz equipe médica

        Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cirurgia, nesta sexta-feira (29/9), para tratar uma artrose na região do quadril. A operação foi realizada no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília, onde o mandatário chegou para internação por volta das 8h, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. A equipe médica informou que o procedimento começou meio-dia e terminou às 13h13.

“Ele (Lula) acordou muito bem já está conversando”, disse o ortopedista Giancarlo Polesello, chefe da equipe da operação. Segundo o médico, o presidente deverá usar andador até que retome o equilíbrio.

“Vai usar andador por conta do equilíbrio. Geralmente um paciente submetido a uma cirurgia desse porte tem dificuldade de equilíbrio”, informou.                                    

De acordo com o ortopedista, Lula, de 77 anos, deve retornar ao Alvorada no início da próxima semana. “A expectativa é que segunda ou terça-feira, no mais tardar, ele estará no Alvorada”.

Segundo a médica Ana Helena Germoglio, o presidente vai deixar o hospital caminhando. “Hoje ele já está se movendo, a recuperação tende a ser pouco tempo. Vamos sair daqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele andar no Alvorada”, afirmou.

Presidente também passa por blefaroplastia

O presidente também foi submetido a uma blefaroplastia, cirurgia para a retirada do excesso de pálpebra, e que durou das 15h às 16h, realizada pela médica oftalmologista Eliana Forno.

“É um procedimento médico, ele tinha alterações que atrapalhavam muito o dia-a-dia do presidente. Esse procedimento é uma indicação médica mesmo, não é por estética”, disse Roberto Kalil, médico pessoal de Lula. Os médicos informaram que essa cirurgia foi realizada porque o presidente reagiu bem à anestesia geral, e por isso fizeram a blefaroplastia.

O procedimento cirúrgico ortopédico ao qual o presidente foi submetido é chamado artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada – que tem causado fortes dores no mandatário há pelo menos um ano – por uma prótese.

A operação foi conduzida pelo cirurgião-chefe ortopedista especialista em quadril Giancarlo Cavalli Polesello; com acompanhamento dos médicos Roberto Kalil Filho, cardiologista de Lula, e Ana Helena Germoglio, infectologista e coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República.


                                            Vídeo:Metroples/Youtube

Fonte:Metrópoles - 29/09/23

 

 

0 comentários:

Postar um comentário